Seguidores

sexta-feira, 19 de março de 2010

Cortisol alto: STRESS

Nosso corpo por meio das supra-renais, fabrica o cortisol necessário ao funcionamento ordenado do metabolismo. O cortisol também é um hormônio que quando nos encontramos em situação de grande perigo, ou stress, é liberado juntamente com a adrenalina. Para tanto, se este hormônio ficar sendo liberado constantemente, não é legal para uma boa qualidade de vida. Uma vez que os mesmos destrõem tecidos musculares, abaixam a imunidade, causam osteoporose e outras coisas mais. E sem falar que em dosagens altas no organismo provocam ansiedade, e consequentemente depressão. Por isso, faz-se necessário um controle do nível de cortisol no organismo, sobretudo, as pessoas que tomam doses elevadas de corticóides para tratamentos como o Lúpus, que nada mais são do que o cortisol em forma sintética, chegando a sua quantidade no organismo serem cinco vezes mais que o natural. Vale para isso, criar hábitos a diminuição e controle desse vilão. Veja algumas dicas do médico especialista em stress, Allen Elkin:

"- Respire corretamente usando o diafragma;
- Faça breves pausas de 10 minutos no trabalho. Quando se sentir tenso, pare por alguns minutos e faça uma massagem relaxante em si mesmo;
-Faça 15 minutos por dia de exercícios de relaxamento, como meditação, por exemplo;
- Preocupe-se com sua alimentação. Evite ingerir alimentos ricos em gordura e também aqueles que excitam o sistema nervoso (como café, chá preto e refrigerantes à base de cola);
- Não dependa de sua memória. Escreva tudo que você tem a fazer, o dia em que suas contas vencem e todos os compromissos numa agenda.
- Organize-se! Deixe seu quarto ou local de trabalho em ordem de modo que você saiba exatamente onde as coisas estão.
- Prepare-se para o dia seguinte na noite anterior. Faça uma lista das coisas que precisa fazer, separe a roupa que vai usar, tire do freezer o que vai precisar, coloque em ordem os pagamentos que vencem naquela data.
 - Deixe 15 minutos de tempo extra para chegar aos seus compromissos.
- Exercite-se ou caminhe pelo menos 30 minutos por dia.
- Aprenda a dizer não e recuse projetos e convites sociais para os quais você não tem energia.
- Faça amizades com pessoas despreocupadas e pacientes. O stress é contagioso!
- Todos os dias faça algo que realmente ama fazer.
- Tenha uma atitude misericordiosa com as pessoas e pense positivamente.". (Fonte)


Fernanda Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário