Seguidores

quarta-feira, 17 de março de 2010

Alimentação saudável para portadores de lúpus


O lúpus é uma doença ainda de origem desconhecida. Provocada pela desarmonia do sistema imunológico. Para tanto, já se sabe, que se pode ter boa saúde e equilíbrio, mesmo sendo portador da doença. Um tratamento médico aliado a uma alimentação saudável e bons hábitos de combate ao stress são essenciais. Por isso trago a vocês alguns cuidados nutricionais prescrito pelas nutricionistas Mariana Braga Neves e Paula Silva Amora que nós lúpicos devemos ter com a nossa alimentação:

"- evitar alimentos enlatados, ricos em conversantes e industrializados. Dar preferência aos alimentos naturais; - aumentar o consumo de frutas e hortaliças;
- evitar doce e diminuir o açúcar simples. Aproveitar o sabor natural dos alimentos;
- preferir alimentos integrais (arroz, pão); evitar gordura trans e gordura saturada;
- diminuir o consumo de embutidos e alimentos condimentados (caldos prontos, molhos, salsicha, presunto, pastas de alho com sal).

    Os alimentos com propriedades funcionais, ou seja, aqueles que além da função básica de nutrir também previnem doenças, amenizam sintomas e melhoram a saúde, são excelentes alternativas para o portador do Lúpus. Muitos auxiliam nossas reservas e combatem os radicais livres. Assim, são indicados:


    - cenoura, abóbora, tomate, melancia: ricos em carotenóides;
    - alho: rico em alicina;
    - frutas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas): são ricas em óleos vegetais, vitamina E e selênio (castanha do Pará).
    - acerola, laranja e outras frutas cítricas: ricas em “Vitamina C”.

      Melhorar o sistema imune também é possível com uma alimentação equilibrada e fundamental para o controle do Lúpus. Nesta linha de trabalho o nutricionista pode prescrever alimentos ricos em ômega 3 e em probióticos, como os leites fermentados e os iogurtes. Caso o portador tenha dificuldade em consumir este tipo de alimento, é possível a manipulação, em cápsula ou sachês de Lactobacillus, sempre com prescrição personalizada. Todo o trabalho nutricional deve ser personalizado para que o portador tenha em mãos um plano alimentar eficaz e seguro".

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário