Seguidores

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Ressuscite todos os dias

Como o Natal, a Páscoa também tem o seu significado todo especial. Principalmente, aos cristãos católicos, por sua riqueza simbólica e litúrgica. Cada dia da Semana Santa tem sua característica evangélica, começando com o Domingo de Ramos, no qual marca a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém, e encerrando com a Páscoa, que traz a Ressurreição do Cristo.
Contudo, hoje começo a perceber que é bem mais: Que a Semana Santa deveria se estender ao longo de todo o ano. Que as pessoas não deveriam falar de paz e fraternidade só durante os rituais litúrgicos dentro das igrejas. Mas, que tudo isso fosse extendido até as casas, as ruas, enfim em todos os lugares em que aja vida.
Toda a simbologia é muito rica e viva de sentidos. Cada gesto tem um porque. Olha, mas por que não ressuscitar todos os dias? Cristo trouxe ao mundo a máxima de todos os tempos: "Amai-vos uns aos outros". Porém, esta verdade ainda paira no ar. E muitas vezes só é lembrada nestas épocas dentro dos templos sagrados. E nós, não somos templos do Espírito Santo? Não sou eu que digo, esta na Bíblia em I Cor. 6, 19. E se somos templos, como o próprio Cristo foi templo, por que não também, ressuscitar? Ressuscitar a cada manhã. (Por isso que Jesus ressuscitou nas primeiras horas do dia, para nos mostrar que a cada dia é um novo recomeço.). Fazer diferente. Olhar mais para os próprios atos, Refletir em tudo que é feito. Buscar sim, a perfeição espiritual. Fazer a Páscoa acontecer todos os dias. Ressuscitar sempre a cada novo dia.

 Fernanda Cavalcanti

Um comentário:

  1. É isso, Fernanda, concordo piamente com você. Todos os dias do ano deveriam ser "festejados", sem fanfarras, sem bandas, sem ovos da Páscoa, sem presentes, sem nada material que só caracteriza tão bem a natureza consumista do mundo moderno.
    Devemos abrir o nosso templo para todos aqueles que nos cercam. Não precisamos necessariamente de templos feitos de cal e pedra para nos dizermos cristãos. A reflexão sim, permite o fortalecimento do espírito e da alma.
    Um bj no coração, com os votos de que todos amanhãs sejam de Páscoa para todos nós! Amém.

    ResponderExcluir