Seguidores

sábado, 31 de julho de 2010

Injeção de Fé

Essa semana tive a oportiunidade de reencontrar uma conhecida que alguns não a via. E que como eu, também é portadora de LES (Lúpus Eritematoso Sistêmico). Fiquei muito feliz em perceber que a mesma está muito bem. E mais feliz ainda fiquei, quando me contou que a exatos cinco anos não faz mais uso de Corticóides,  Reuquinol, e que só três vezes na semana toma Azatioprina. Seu semblante está radiante. Muito mais bonita que antes. E acima de tudo, o que mais me impressionou, foi sua fé. Sua confiança absoluta em Deus.
Para mim este reeconcontro teve um significado mais que especial: "uma verdadeira injeção não digo apenas de ânimo, mas de fé." Prova da presença de Deus, bem na minha frente. Mostrando que tudo é possível àquele que crê verdadeiramente.
Hoje, faz 31 dias da minha dieta em prol da melhoria de meu sistema imunológico. E posso afirmar, que me sinto cada dia melhor. Não é fácil, claro que não. Contudo não, impossível.

Maravilhoso início de mês a todos.
Fernanda Cavalcanti

terça-feira, 27 de julho de 2010

Efêmero tem a duração do instante que acontece agora

Efêmero, "de pouca duração, passageiro, transitório"(Aurélio, 1999). Assim, poderíamos definir os instantes que fazem acontecer a vida. Breve! Agora neste exato momento, a vida está acontecendo. No bater do coração, no respirar, no pensar, no agir,... tudo isso é vida, portanto "efêmero", logo passa. O que seria melhor : curtir intensamente cada minuto, sem pensar no amanhã (Carpe diem)? Ou viver resignado ante os acontecimentos, acreditando que tudo faz parte, e que o resto enfim, é a eterna espera de muitas vezes, "o que não sei"?
O tempo passa. Cada hora, sessenta minutos. Cada minuto, sessenta segundos. "Tic-tac, tic-tac..." O tempo está passando. E o que está acontecendo à sua volta? "O que, quando e como se deram os fatos?"- É o que você está perguntando, uma vez que deixou de lado a própria vida, ou seja, sua própria história. Efêmero tem a duração do instante que acontece. Daquilo que talvez, você insista em não fazer parte. Mas, é a sua vida, e está acontecendo exatamente, agora.
Fernanda Cavalcanti

sábado, 24 de julho de 2010

Sem amor na prática educativa, não há aprendizagem

Sempre gostei de aprender. A aprendizagem me fascina. Sou encantada pela minha formação, pedagoga. Gosto muito de entender como se dá o processo da aprendizagem no indivíduo. Sobretudo, a particularidade que cada pessoa trás na maneira peculiar que esta tem em aprender. A sua maneira de aprender , caro leitor, é diferente da minha, que é diferente de outra pessoa. Cada ser é exclusivo! Perfeição do Criador. "Para bem educar uma criança é preciso antes de mais nada amá-la". Assim dizia São Marcelino Champagnat. Portanto, sem amor na prática educativa, não há verdadeira aprendizagem. Estaremos nós educadores simplesmente transformando nossos educandos em bancos. Aonde depositamos conteúdos e mais conteúdos que pouco servirá ao que é de fato necessário a vida. Jesus é o maior pedagogo de toda a história. Sua maneira de ensinar seus apóstolos e todos que o ouviam era extraordinária. Principalmente, o amor que transmitia a estes. Compreendia cada um em sua individualidade. Sem invadir e nem assustar. Simplesmente amava em sua forma de ensinar. Mas, a respeito da pedagogia de Cristo, trataremos mais adiante.

A todos meus amigos um excelente final de semana.

Abraços fraternos!
Fernanda Cavalcanti

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O genoma do lúpus

Leia a publicação feita em 2008 de uma revista eletrônica, acerca de estudos realizados a respeito de novos fatores genéticos ligados ao lúpus, sobretudo, em mulheres:
 
"Lúpus nas mulheres: novos fatores genéticos são identificados






Um consórcio internacional de pesquisadores e de peritos clínicos da genômica, incluindo pesquisadores do Instituto do Coração de Montreal (MHI) e da Universidade de Montreal (UdeM), descobriram novos fatores genéticos de risco para lúpus sistêmico (SLE), conhecidos geralmente como lúpus. O estudo genômico de grande escala é o primeiro de seu tipo ao investigar a base genética do lúpus. O Dr. John D. Rioux, professor adjunto da medicina no MHI e na UdeM é co-autor do estudo que aparece na edição de Janeiro do periódico Nature Genetics

O lúpus sistêmico pode afetar os rins, coração, pulmões, cérebro, o sangue, entre outros. Num universo de 100.000 pessoas o lúpus atinge aproximadamente 30 e afeta, sobretudo mulheres, numa proporção nove vezes maior do que nos homens. Os pesquisadores acreditam que o lúpus está em constante evolução pelas variações genéticas da própria doença e pelos fatores ambientais.

A equipe de pesquisadores estudaram o DNA de 720 mulheres com lúpus e de outras 2337 sem a doença, analisando todo o genoma através de 317.000 SNPs. Single Nucleotide Polymorphisms (SNP), do inglês, polimorfismo simples de nucleotídeo, que são as posições nos cromossomos onde uma única unidade de DNA, ou material genético, podem variar de uma pessoa para a outra. O objetivo da pesquisa foi de fato identificar SNPs ligados ao lúpus. Os resultados foram confirmados comparando-os com outros dados independentes, na qual constavam 1.846 mulheres com a doença e 1.825 mulheres sem lúpus.

Os pesquisadores encontraram evidências da relação da doença com três genes descobertos: ITGAM, KIAA1542 e PXK, e uma região do genoma que não contém nenhum gene conhecido. O gene ITGAM é importante quer para a aderência de células imunes, quer para limpeza de micróbios patogênicos. O segundo gene destacado pelos pesquisadores é o KIAA1542, importante para traduzir o código do DNA em proteínas. Finalmente o gene PXK codifica uma molécula que transmite sinais e controla complexos processos nas células. Os pesquisadores encontraram nestes genes associação com o lúpus e com outras doenças auto-imunes.

“Estes resultados ajudam a delinear as diferenças genéticas entre a artrite reumatóide, o lúpus e outras doenças auto-imunes que poderiam conduzir a diagnósticos mais precoces e exatos,” disse o Dr. John Harley, diretor da SLEGEN que pertence a Oklahoma Medical Research Foundation, nos EUA. “Os pesquisadores identificaram detalhes moleculares que nos ajudam a compreender melhor a circunstância da doença, e dessa forma, futuramente, o objetivo será atacar diretamente os alvos genéticos, visto que cada vez mais conhecemos os genes associados ao lúpus, e conduzir da melhor forma as já existentes terapias.”

“Graças a estas descobertas, podemos focalizar nossa pesquisa sobre caminhos específicos a serem seguidos, ao encontro dos genes identificados, e com isso entender os mecanismos moleculares com precisão, porque sabemos agora que estes genes contribuem para o risco do lúpus,” disse o Dr. Rioux.    Estas recentes descobertas fizeram com que se chegasse a identificação de um dos primeiros fatores de risco genéticos para o lúpus sistêmico. “Em nosso estudo anterior, identificamos um gene chamado TNFSF4, importante na comunicação entre diferentes células do sistema imunitário, que também é envolvido na susceptibilidade ao lúpus sistêmico,” disse Dr. Rioux.

“Os avanços tecnológicos que tornaram estes estudos possíveis estão revolucionando verdadeiramente nossa habilidade de identificar fatores de risco genéticos para doenças comuns. Estas descobertas representam o avanço principal em nossos esforços para usar a informação genética, no sentido de melhorar o diagnóstico e o tratamento de nossos pacientes,” concluiu Dr. Jean-Claude Tardif, diretor do centro de pesquisa do MHI e professor na Universidade de Montreal.

Tardif mencionou ainda que “esta contribuição notável para o avanço do conhecimento médico confirma o valor da estratégia da Universidade de Montreal no campo da genética e da genômica, procurando responder a importantes questões médicas e dando suporte as colaborações internacionais na pesquisa contra o lúpus. Este trabalho foi financiado pela Aliança à Pesquisa do Lúpus e pelo Instituto Nacional da Saúde (NIH) dos EUA.
07/02/2008
Marcos Siqueira - Equipe Biotec AHG"
Fernanda Cavalcanti

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Jogo do Contente

Quem é que nunca leu o livro: "Poliana Menina" e neste, o "Jogo do Contente"? Rsrsrsrs... li, acho quando estava na 5ª série a pedidos da professora de Português com intuito de fazer um resumo valendo nota. Lembro-me bem que achei uma chatice, uma vez que o livro conta a história de uma garotinha sofrida, mas que consegue por meio de tal jogo, encontrar o lado bom de cada coisa, por pior que seja. Bom, trocando em miúdos posso dizer que hoje todos os dias estou tentando jogar um pouco, meio que sem perceber, desta artimanha da menina Poliana. E olha, que até que não está sendo tão ruim não. Estou me sentindo bem melhor com os novos hábitos de vida: me alimentando de maneira  correta, deixando de lado comidas dispensáveis, contudo, que gosto muito; dormindo melhor, ou seja, valorizando as horas sagradas do sono; evitando o Sol com muito protetor e a velha sombrinha, a tira colo... Caminhando! Ou melhor, dia-a-dia reaprendendo a caminhar, melhor, ainda: reaprendendo a viver. Aprendendo a me tornar mais observadora. Me atentar ao que é bom, ou não à minha saúde física e mental.

Primeira observação: Ando constatando que minhas constantes dores de cabeça estão diminuindo.
Segunda observação: Meu intestino está mais regularizado.
 
Fernanda Cavalcanti

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Tudo tem um propósito

Acredio, muito mais hoje, do que ontem, que tudo que acontece, tem um propósito. Você, que agora está lendo estas linhas, já parou para pensar que acontecem coisas que a priori parecem não ter sentido?! Culpamos a tudo e a todos. Uma vez que queremos entender do porquê "de estar acontecendo isso...". Só que na verdade, existem coisas que acontecem, que simplesmente no exato momento em que acontecem, não tem explicação. Contudo, com o passar do "velho tempo" começamos a perceber meio que ainda entre nuvens,  certos sentidos ao que está acontecendo,  ou aconteceu. Se o propósito da nossa vinda a este mundo é a busca de uma constante evolução, então, nada mais óbvio do que passarmos por diversas fases ao longo de toda a vida. E são essas fases que contribuem ao nosso crescimento como seres humanos.

"Todo ponto de vista é visto de um ponto". Assim sempre dizia o grande professor Carlos Alberto Jales em suas aulas de Filosofia da Educação na Universidade Federal da Paraíba.
Fernanda Cavalcanti

terça-feira, 13 de julho de 2010

Hoje, to triste!

Mais uma vez deu positivo para infecção em minha urocultura realizada na semana passada. O médico, acredito que já não saiba nem mais o que fazer. Eu estava tão animada, quando fui buscar o resultado ontem no laboratório... Contudo, mais uma vez infecção. Recebi o encaminhamento a um urologista, o qual deverá realizar exames mais detalhados, do tipo que corresponda a estrutura de meu aparelho urinário como um todo.

Não vou, e não quero desanimar. Por mais que agora me dê um grande desengano, angustia mesmo, não vou desanimar. Sei no fundo da minha alma que há um propósito para tudo isso.

Fernanda Cavalcanti

sábado, 10 de julho de 2010

Sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos o tempo todo.

Poxa! Por que será que tudo que é para o bem é mais complicado? Hoje faz dez dias que estou na dieta para a melhoria de meu sistema imunológico. Caramba, como é difícil ter disciplina alimentar. Principalmente ter que resistir coisas que tanto gosto de comer: massas, frituras, refrigerantes e etc, e etc... E o pior de tudo são as quedas glicêmicas. Mas acredito, que tudo isso faz parte de uma adaptação orgânica. Mesmo que fraqueje, não vou desistir. E mesmo que desista por alguns instantes, não desistirei em um todo. Já que: "Sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos o tempo todo". (Robert Collier)
 
 
Eu, bem atual. (Foto tirada ontem: 09/07/2010)
Acho que até menos inchada. Rsrsrsrs...

Beijo enorme!
Ótimo final de semana a todos.
Fernanda Cavalcanti

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Viva melhor com um bom funcionamento intestinal

De acordo com a cientista Conceição Trucom, o mau funcionamento do intestino em grande número de pessoas se deve a praticidade da vida moderna. Onde comer comida "trash" (hambúrgueres, frituras e etc) é a sensação. Acarretando com isso, a constipação e outros problemas à saúde. Leia o artigo de Trucom na íntegra e veja bons hábitos a um bom funicionamento intestinal:

"Cuide bem de seu Intestino

A obstipação intestinal crônica ou intestino preso é um problema muito freqüente nos dias atuais. Cerca de 20% das pessoas reclamam que não evacuam todos os dias, como seria o normal. Isso traz desconforto abdominal, gases em excesso (flatulência), e ressecamento das fezes, o que por sua vez pode gerar problemas no reto, como fissuras, sangramentos e dores para evacuar.
A alimentação e o ritmo de vida modernos estão contribuindo para o aumento desse problema. Aquilo que é mais fácil e rápido de ingerir não é, definitivamente, o mais saudável. Pão com hambúrguer, frituras, refrigerantes, bata frita, leite e açúcar dominam cada vez mais o cardápio brasileiro.
O aumento de consumidores nas redes de alimentação rápida é diretamente proporcional ao dos pacientes nos consultórios de doenças gastrintestinais.
O tipo mais freqüente de obstipação intestinal é a chamada funcional. Outras causas de obstipação, porém menos freqüentes, são hipotireoidismo, diabetes, doença de chagas, uso de alguns medicamentos como analgésicos, antiácidos à base de cálcio e alumínio, antidepressivos e sais de ferro.
Algumas pessoas crêem que seu problema intestinal seja hereditário. Quando toda uma família tem dificuldade de funcionamento intestinal, o que mais freqüentemente ocorre é todos terem os mesmos hábitos de vida que levam à obstipação.
As principais causas de obstipação funcional são as seguintes:

DIMINUIÇÃO DOS REFLEXOS EVACUATÓRIOS

É importante evacuar de manhã. A milenar Tradicional Medicina Chinesa já considerava isso, antes mesmo de a civilização ocidental se desenvolver. E por uma simples razão: evacuando de manhã, aliviamos nosso metabolismo. Sem desconforto abdominal, conseguimos pensar melhor, atuar melhor, viver melhor.
Normalmente, existem três reflexos evacuatórios cuja função é promover o funcionamento intestinal diário e matinal:
1. O reflexo ortocólico (quando acordamos e ficamos em pé);
2. O reflexo gastrocólico (causado pela chegada do desjejum ao estômago, que se distende e lança o aviso para a medula espinhal, que avisa ao intestino ser hora de funcionar); e
3. O reflexo colocólico ( provocado pela entrada do bolo fecal no ceco).
Os reflexos fisiológicos não passam pelo cérebro. Isto é, o impulso nervoso parte de um órgão, vai até a medula espinhal e volta para outro órgão ou para o mesmo. Porém, conscientemente, o reflexo pode ser inibido. Muitas pessoas estão apressadas, correndo para ir trabalhar ou estudar e suprimem essa vontade.
Quando, dia após dia, ano após ano, esses reflexos deixam de ser atendidos por restrição de tempo, eles se tornam quase imperceptíveis. Quase. Como reflexos fisiológicos, podem ser desenvolvidos novamente. Qualquer um pode, mediante a disciplina, reeducar seu organismo e criar o hábito de evacuar todas as manhãs.

FALTA DE ÁGUA

Os que sofrem de obstipação intestinal, freqüentemente se esquecem de tomar água. Sem água, nada funciona bem, especialmente o intestino e os rins.

SEDENTARISMO

Caminhar também ajuda. O sedentarismo leva à obesidade que leva ao enfraquecimento da musculatura abdominal, diminuindo a força para evacuar.

FALTA DE FIBRAS NA DIETA

A lista a seguir apresenta os principais inimigos do bom funcionamento intestinal:
· leite;
· açúcar e doces (principalmente chocolate);
· farináceos refinados em excesso (pães, bolachas, biscoitos);
· carne vermelha;
· gorduras e frituras;
· batata; e
· arroz branco.
O leite merece destaque (negativo). Embora seja um alimento importantíssimo para o desenvolvimento da criança, freqüentemente os adultos não conseguem digeri-lo adequadamente, ocasionando gases (flatulência) e ressecamento intestinal.
Boa parte das pessoas, durante o desenvolvimento orgânico, deixa de produzir em quantidade suficiente a enzima lactase, que digere o açúcar do leite (lactose). Açúcar não digerido no tubo digestivo fermenta e produz gases.
Quando estudamos zoologia, vemos que nenhum mamífero adulto mama – somente os seres humanos o fazem e também os animais que domesticamos, porque os acostumamos assim.
Bebês alimentados com leite materno dificilmente têm intestino preso. Já aqueles que recebem leite de vaca, especialmente quando não bem diluído em água ou quando acrescidos de farináceos, freqüentemente apresentam fezes ressecadas e cólicas abdominais. As mães devem ouvir o médico pediatra a fim de receber as orientações alimentares mais adequadas. Massagens abdominais, no sentido horário, com óleo de camomila podem ser úteis para aliviar tais cólicas.
Algumas frutas, embora saudáveis de maneira geral, são obstipantes, isto é, prendem o intestino. As principais são a maçã, banana maçã, caju e goiaba.
Os alimentos que favorecem o bom funcionamento intestinal são aqueles ricos em fibras que não são absorvidas, como as verduras (folhas verdes), algumas frutas (laranja, mexerica, manga, mamão, uva, ameixa, figo, abacate), alguns legumes como o brócolis, sementes (linhaça), milho, mel e coalhada natural.
Alguns chás são excelentes estímulos para que o intestino se regule, como o senne (cássia angustifólia), porém com o uso continuado passa a não ter o efeito que tinha inicialmente. É como se o intestino se acostumasse ao chá. Isso também ocorre com a maioria dos medicamentos laxantes e,por isso, estes só devem ser usados transitoriamente e com acompanhamento médico.
O que de fato corrige a obstipação intestinal funcional é a mudança do ritmo de vida, alimentação adequada, água e caminhada diária. Se existirem dúvidas quanto ao tipo da sua obstipação ou se ela não melhorar totalmente com essas medidas você deverá consultar um médico.
Num país, onde se podem produzir tantos alimentos saudáveis, a globalização da alimentação - desrespeitando as características regionais - nos reduz a papa hamburguers de intestino preso e barriga estufada.
A saúde passa ao longe das cadeias de alimentação rápida, desvia da esquina depressa com o sedentarismo e, calmamente, se senta para comer um bom prato de salada de agrião com azeite de oliva, orégano e manga. Está servido?

Notícia: Comida “trash” aumenta a FOME – Revista VIVER Nutrilite – Dez/05
Um farto hambúrguer e um grande copo de refrigerante têm tudo para garantir a saciedade por algumas horas. Afinal de contas, essa é uma refeição que oferece proteínas, gorduras e carboidratos.Porém, ocorre o contrário quando ingerimos esse tipo de comida, também conhecida como trash.
Apesar de hipercalóricos, os carboidratos presentes nesses alimentos têm alto índice glicêmico, ou seja, logo depois de digeridos elevam rapidamente as taxas de açúcar no sangue.
A ausência de fibras nessa refeição contribui ainda mais para acelerar a liberação de insulina no sangue. Para equilibrar essa situação, o organismo responde com uma queda brusca de glicose (hipoglicemia) e é justamente nessa variação que se dá fraqueza e sensação de fome, com o cérebro comandando que a pessoa volte a comer em menos de uma hora.
Portanto, evite incorporar à sua dieta comida do tipo trash. Afinal, para manter a boa forma e a saúde também são necessários alguns sacrifícios."

Fernanda Cavalcanti

Saúde mental por Rubem Alves

Crônica do grande teólogo e psicanalista Rubem Alves:

"Fui convidado a fazer uma preleção sobre saúde mental. Os que me convidaram supuseram que eu, na qualidade de psicanalista, deveria ser um especialista no assunto. Eu também pensei. Tanto que aceitei. Mas foi só parar para pensar para me arrepender. Percebi que nada sabia. Eu me explico..."



Fernanda Cavalcanti

terça-feira, 6 de julho de 2010

Progéria - Doença Rara

Progéria, doença raríssima relacionada ao envelhecimento precoce.

Assista a reportagem exibida ontem, pelo Jornal Nacional acerca do caso de um menino inglês de 11 anos de idade, mas que tem todas as características físicas de uma pessoa de 55 anos:



Fernanda Cavalcanti

Ômega 3 para ficar feliz

Estudos comprovam que a ingestão de ômega 3 como suplemento alimentar, combate a depressão e consequentemente melhora o humor. Além do que, é excelente para as funções cerebrais relacionadas a concentração. Ainda previne contra as doenças cardíacas e inflamações. Leia a matéria:

"Desde sua descoberta nos anos 70, o ômega-3 vem gerando milhares de estudos e testes clínicos. O ômega-3 tem se mostrado essencial para vida e para uma boa saúde.

Os suplementos de óleo de peixe ômega-3 contém EPA e DHA, que são as formas mais potentes do ômega 3.

Benefícios para Performance Atlética

Pessoas ativas como praticantes de atividades físicas e esportistas estão vendo o consumo de óleo de peixe não apenas uma forma de auxiliar na manutenção de uma ótima saúde, mas também para favorecer a performance. Atletas se interessam basicamente por 4 benefícios principais do óleo de peixe:

  • Acelera a recuperação dos músculos e articulações.
  • Mantém a saúde e estrutura de tecidos de conexão e juntas.
  • Ajuda na manutenção dos níveis de testosterona para um ótimo desenvolvimento muscular.
  • Auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos, o que reduz os riscos de doença do coração.

Benefícios para Saúde

Pessoas de todas as idades e estilos de vida estão usando o óleo de peixe para manter a saúde de muitos sistemas importantes no corpo como o imunológico, cardiovascular, nervoso e reprodutor.

Estudos demonstram que a suplementação com ômega-3 traz muitos benefícios para saúde. Dentre os mais conhecidos estão:

Saúde do coração: Há muitos anos atrás cientistas descobriram o porquê dos esquimós de uma certa região sofriam pouco de doenças cardíacas mesmo tendo uma dieta rica em gorduras. Isso acontecia porque estes esquimós comiam muito peixes de água gelada, os quais eram ricos em ômega-3. O ômega-3 mantém os triglicerídeos estáveis. [1] Os triglicerídeos em alta são normalmente associados ao aumento de risco de doença cardíaca. [2]

Humor: Pelo menos 4 estudos demonstraram que pessoas com depressão têm menores níveis de ácidos graxos ômega-3 no sangue.[3, 4, 5, 6] Uma pesquisa publicada pelo General Psychiatry (199; 56:407-412) reportou os resultados de um estudo no qual pessoas com forte depressão (desordem bipolar) foram tratadas com óleo de peixe ômega-3. Ao grupo controle foi fornecido azeite de oliva. Depois de 4 meses o teste foi encerrado porque o grupo que tomou o óleo de peixe apresentou melhoras notáveis.

Inflamação: Um estudo mostrou que o consumo de ômega 3 está associado à ação anti-inflamatória.

Concentração, memória e performance do cérebro: Uma parte significativa do cérebro, nervos e retina dos olhos é composta de cadeias longas poliinsaturadas de ômega-3, como as encontradas no óleo de peixe. As cadeias longas poliinsaturadas de ômega-3 são essenciais para um ótimo desenvolvimento do cérebro, olhos e sistema nervoso. Estudos demonstraram que se a dieta não fornecer quantidades suficientes de ômega-3, a função destes órgãos é prejudicada. O Dr Alex Richardson, pesquisador sênior em psicologia da Mansfield College, Oxford University e Madeleine Portwood, colocou da seguinte forma: “Ômega 3 pode melhorar as funções cerebrais pelo nível mais simples, através da melhora do fluxo sanguíneo”."

Fernanda Cavalcanti

A soja no combate ao câncer e outras doenças

Àqueles que como eu, estão buscando uma alimentação saudável e mais qualidade de vida, aí vai uma imortante indicação: o consumo da soja. Uma vez que a mesma trás signficativos benefícios à saúde, combatendo doenças como o câncer, doenças cardiovasculares e ainda outras. Confira:

"Quando se fala em um típico prato brasileiro, uma das primeiras opções que vem à nossa mente é o arroz feijão, não é? É claro que os nutrientes deste prato são incontestáveis, mas ninguém gosta de comer todo dia a mesma coisa. E uma ótima sugestão para variar o cardápio com muitos benefícios é a soja.

Para isso existem várias sugestões de preparos, como temperá-la com ervas, substituir a carne pela soja em um preparo de strognoff ou da carne moída em um refogado. Além de ficar com um gosto agradável, os benefícios de consumir a soja são inúmeros. E unir sabor a melhorias na qualidade de vida já são boas justificativas para incorporar os pratos de soja à dieta diária.A nutricionista Ana Cláudia Montezino ressalta outras qualidades do alimento. "A soja ajuda no combate aos sintomas da menopausa, pode ajudar na inibição de doenças cardiovasculares, previne contra

alguns tipos de câncer, auxilia na redução das taxas de colesterol e triglicérides, entre outros benefícios".

A nutricionista afirma ainda que a soja é a leguminosa que mais possui isoflavonas, o que é essencial para o período do climatério da mulher, auxiliando a manutenção óssea através da preservação de cálcio. Além disso, ela é considerada proteína de alto valor biológico, similar ao existente nas carnes.

Uma outra opção de consumo são as bebidas à base de soja, que já são facilmente encontradas no mercado e que também trazem diversos benefícios ao consumidor. "O consumo de 4 copos diários de bebidas à base de soja, sem sabor artificial (por exemplo uva e pêssego) colabora contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares", destaca a nutricionista."

Fernanda Cavalcanti

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Lições para bem viver

Assista ao vídeo acompanhando e refletindo o texto. Extraordinárias lições para uma vida tranquila e saudável. Confira e ótima semana.




Fernanda Cavalcanti


Fonte

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Unha de Gato - Erva Medicinal

 Cuidado para não confundir:
 
"A planta medicinal unha-de-gato (Uncaria tomentosa) não deve ser confundida com outra planta também conhecida popularmente como unha-de-gato (Ficus pumila), uma trepadeira muito utilizada em paisagismo aqui no Brasil para cobrir muros e paredes. A unha-de-gato (Uncaria tomentosa) é uma planta medicinal muito popular no Peru. Trata-se de uma trepadeira arbustiva que cresce apoiada geralmente em uma árvore, com folhas compostas, opostas e ovais. Seu nome popular foi inspirado na semelhança de seus espinhos com as unhas do gato - nos Estados Unidos ela é conhecida como Cat's claw. Sabe-se que os incas foram os primeiros a tirar benefícios de seus princípios ativos e, ao passarem os seus conhecimentos para os índios, deixaram uma riqueza medicinal utilizada no tratamento de doenças como artrite, gastrite, reumatismo e inflamações em geral. Descrita pela primeira vez em 1830, a unha-de-gato pode ser encontrada em toda a amazônia peruana e principalmente nas bacias dos rios da selva central do Peru. A planta começou a despertar o interesse científico somente em 1970, quando foram realizadas inúmeras pesquisas na Europa que acabaram comprovando o seu valor terapêutico. Pesquisas comprovaram a eficácia da unha-de-gato nas ações antiinflamatórias. Vários estudos realizados na Áustria, Alemanha, Inglaterra, Hungria, Itália, Peru e Brasil mostram efeitos benéficos da unha-de-gato (Uncaria tomentosa) no tratamento de amigdalites, artrite, sinusite, bursite e rinite. A planta também é benéfica para o tratamento de doenças reumáticas e musculares, principalmente na terceira idade. Os princípios ativos de maior interesse são os alcalóides oxindólicos e os compostos glicosídeos do ácido quinóvico que demonstram ser os responsáveis pelos efeitos antiinflamatórios. As propriedades medicinais da unha-de-gato (Uncaria tomentosa) vêm surpreendendo o meio científico a cada dia. Em 1995, essa selvagem planta peruana foi de grande importância no tratamento das vítimas do acidente nuclear ocorrido em Chernobil, na Ucrânia. Atualmente, unha-de-gato está sendo estudada no tratamento de doenças como o câncer e a Aids, em razão de seu poder modulador do sistema imunológico". 
 
Fernanda  Cavalcanti

Quinoa: O Grão Sagrado

Falemos agora a respeito da "Quinoa":

"A quinoa é um grão que teve seu cultivo iniciado há mais de cinco mil anos nos Andes bolivianos, assim como o milho e a batata a quinoa era base da alimentação no império Inca. Dos mais de 17 tipos diferentes deste grão é a variedade e a grande concentração de proteínas. É conhecido como "Grão Sagrado".
 
É encontrado em forma de flocos, grãos e farinha, em grande parte do Brasil. Dentre os benefícios do consumo, estão a prevenção de câncer de mama, osteoporose e problemas cardíacos, além da melhora da imunidade, da aprendizagem e da memória e recuperação de tecidos, entre outros.
No Brasil, os experimentos com a quinoa foram iniciados na década de 80. Um redescobrimento do grão que apesar de pouco divulgado promete em pouco tempo ser inserido e aceito na alimentação do brasileiro.
As pesquisas mostram que o Brasil possui um excelente potencial para produção do grão. Um outro estudo realizado pela EMBRAPA e o departamento de nutrição da universidade de São Paulo comparou a quinoa brasileira com a cultivada na Bolívia e concluiu que o perfil de proteínas de ambas é de 90%.
Ela é rica em vitaminas a como a B-6, B-1 e em menores quantidades as vitaminas E e C. Para se ter uma idéia, em apenas 100 gramas da quinua podemos encontrar 9,5 miligramas de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio e ainda apresenta um valor entre 67 e 74 % de hidratos de carbono, essencialmente na forma de amido. Seu teor energético também é alto, em torno de 347 kcal por 100g.

O quinoa é uma espécie de irmã da soja, mas com uma concentração de ferro bastante elevada e se comparada ao nível de assimilação da soja e da carne que é de 60 % ela supera. Sendo assimilada pelo organismo em até 75%.
A absorção é tanta que ela é utilizada até alimentação dos astronautas".
Fernanda Cavalcanti

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Vou tentar

Hoje, vou começar a tentar mudar meus habitos alimentares. Tenho a certeza que não será nada fácil. Ainda mais que sempre comi de forma errada, com todas aquelas coisas que só fazem mal á saúde.Contudo, vou tentar. A cada dia será um novo desafio. Quem sabe assim, me livro dessas medicações, que causam efeitos terríveis. Quero qualidade de vida! E a cura?! Se tiver que ser, será a consequência.





Fernanda Cavalcanti

Curas Secretas II

Os terríveis efeitos das medicações que portadores de lúpus e outras doenças tomam. Como seria bom, seguir um novo tratamento que tiraria de uma vez, tais drogas:

"Cortisona: Muito resumidinho.

Pode causar Dores Articulares, Necrose óssea, como foi no nosso caso. Aumento de peso, Avermelhamento das maçãs do rosto, similares a aza de borboleta, Será coincidência?
Sintomas gerais como fraqueza, cansaço fácil, nervosismo, insônia e labilidade emocional também podem ocorrer. Nas mulheres são muito freqüentes as alterações menstruais e o surgimento de pêlos corporais na face, hipertensão arterial e diabetes, podem surgir sintomas associados ao aumento da glicose e da pressão arterial, tais como dor de cabeça, sede exagerada, aumento do volume urinário, visão borrada. Queda do cabelo semelhante à calvície masculina e diminuição das mamas, A osteoporose é freqüente, e muito mais, se você pesquisar.
E é bem fácil culpar o Lupus Eritematoso Sistêmico ou Artrite Reumatoide por esses sintomas.
Uma das milhares de fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Cushing
http://www.clinicadoquadril.com.br/doencas/necrose.htm

Bula do Medicortem, Cortisona.
http://docs.google.com/document/edit?id=1KLgcFeXzj8SHc1J-78UlQBMp9AhjGUZq5hVD2TV5528&hl=pt_BR



Reuquinol: Antimaláricos

Na bula do Medicamento está escrito: tudo que esta entre “Aspas”

“Hidroxicloroquina pode causar discrasia sanguínea, incluindo agranulocitose11, aplasia anêmica, neutropenia12 ou trombocitopenia”.

Traduzindo e mostrando as fontes:
Discrasia Sanguínea: É uma alteração sanguínea, do tipo LEUCOPENIA.
FONTE:
http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerDicionario&idZDicionario=248

Na bula diz também: “hidroxicloroquina pode causar ANEMIA HEMOLITICA15”
Número inadequado de glóbulos vermelhos circulantes (anemia), decorrente da destruição prematura dos mesmos. Há uma série de tipos específicos de anemia hemolítica os quais são individualmente descritos.
Fonte: http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000571.htm

Continuando Bula do Reuquinol:
“Desordens neurológicas: a hidroxicloroquina pode causar neuromiopatia, ototoxicidade17, polineurites e convulsões.”
Neuromiopatia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Neuropatia

Continuando Bula do Reuquinol:
“hidroxicloroquina pode causar opacidade da córnea, ceratopatia ou retinopatia.”
“uma vez que foi relatado dano irreversível da retina20 com o tratamento a longo- prazo” “alterações da retina20 e distúrbios visuais podem progredir mesmo após cessar a terapia.” “O uso concomitante de penicilamina com hidroxicloroquina pode aumentar a concentração plasmática da penicilamina, aumentando o potencial para reações adversas renais e/ou hematológicas sérias, bem como a possibilidade de reações de pele severas”


Reações adversas renais?
hematológicas sérias?
reações de pele severas?



Isso lembra os sintomas de que doença mesmo? COINCIDÊNCIA?


Neste pedacinho da bula foram colocados 3 efeitos colaterais do Remédio, que são muito atribuídas à doença Lupus Eritematoso Sistêmico e Artrite Reumatoide.
Coincidência de mais, né?
Danos irreversíveis da córnea? Que remédio é esse?

Continuando Bula do Reuquinol
:
“As reações adversas podem ser sérias e algumas vezes irreversíveis. Danos na retina20 irreversíveis...”.
“ceratopatia; ou retinopatia.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Agranulocitose


Importante:

“Discrasia sangüínea, especificamente agranulocitose11 (faringite34 e febre35); anemia36 aplástica (fadiga e fraqueza); neutropenia12 ou trombocitopenia13; alterações emocionais ou psicose37; neuromiopatia; ototoxicidade17; convulsão38; depressão da medula óssea, cardiomiopatia.”
Cardiomiopatia :http://pt.wikipedia.org/wiki/Cardiomiopatia_dilatada
Neuromiopatia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Neuropatia
Ototoxicidade: http://www.bulas.med.br/p/reuquinol-7229.html
(medicamentos antimalária são tidos como potencialmente tóxicos para os sistemas auditivo e vestibular, bem como para os rins)

Psicose: http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicose
Anemia aplástica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anemia_apl%C3%A1stica
Trombocitopenia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trombocitopenia
Febre?
Tóxicos para os rins?
Psicose?
Anemia?


NA SUPERDOSAGEM – Reuquinol:
Continuando Bula do Reuquinol:

“Colapso cardiovascular, convulsão38, seguido por uma repentina parada respiratória e cardíaca.”

“Doses de fosfato de cloroquina de 0,75 a 1 grama49 em crianças e 2,25 a 3 gramas em adultos podem ser fatais. A hidroxicloroquina é equivalentemente tóxica.”

Está na bula, mais quando estamos doentes, ou alguém que amamos está, temos medo de ler, uma coisa que é nosso direito de saber.

Neste artigo foi separado pedaços da bula entra parênteses, sem ser modificado, porem em fragmentos, para ilustrar objetivamente o pensamento de que os efeitos colaterais dos remédios são similares aos da doença, lupus eritematoso Sistêmico e Artrite Reumatoide, no mínimo muito estranho isso."

Você pode visualizar a bula em sua totalidade no seguinte link:

http://docs.google.com/document/edit?id=1DlzflA9iMjNtIAy4OvqOCryYocd0dMe6dyg9d-0_1us&hl=pt_BR

Fonte


Fernanda Cavalcanti

Curas Secretas - Blog divulga a cura do Lúpus

Certa noite, sem sono, estava eu na net. Quando por acaso, mas por acaso mesmo, encontrei um blog entitulado de "Curas Secretas". Lá o seu proprietário, narra a cura de sua esposa, então, portadora de lúpus, e artrite reumatóide, por meio único da alimentação, ou melhor, pela súbita e radical mudança em sua alimentação. Após então, passar por inúmeros médicos reumatologistas, finalmente encontrou um especialista, que prescreveu o que a mesma poderia, ou não comer. E ainda, aos poucos foi retirando os remédios que estava tomando: Corticóides, antimaláricos e outros. Os quais o seu marido no blog, afirma que estavam piorando sua situação. E mostra os terríveis efeitos colaterais que estes causam (e que nós que os tomamos, conhecemos bem). Achei fantástico este depoimento de cura! Sobretudo, a gradativa e significativa melhora da paciente, no decorrer deste novo tratamento por meio de novos hábitos alimentares.

Assista ao depoimento:


Confira o tratamento:

"Ela eliminou do consumo, alimentos e seus Derivados:
(“Produtos proibidos”)


Leite, ......Iogurte.e qualquer coisa que leve leite e seus derivados, manteiga, queijo etc...
Trigo, ..................e seus derivados, pizza, bolos, pães etc...
Milho,...................e seus derivados,
Óleo aquecido,.........qualquer alimento feito com óleo de soja, ou aquecido (saturado)
Óleo de soja, e tudo que leve óleo na receita.
Tomate,.....................e tudo que leve tomate.
Ajinomoto glutamato monossódico,
Açúcar,....................e tudo que leve açúcar. Tudo mesmo.
Adoçante,.................e tudo que leve adoçante
Carne vermelha, ........e tudo que leve carne vermelha.
Batata inglesa,............e tudo que leve batata inglesa.
Mel,........................... e qualquer coisa que leve mel
Alimentos industrializados: leite de soja em caixinha, suco em caixinha proibido! Só pode aquele em pó, natural para fazer em casa. Etc..


Ela foi muito obstinada na dieta, sentiu muita dificuldade em eliminar de seu consumo esses alimentos, porem nós fomos gratificados, com a melhora dela, a cada dia. Insistindo na difícil dieta. E no final da historia o que nunca se quer sonhamos, a cura.
(Acho que o fato dela não quebrar a dieta no inicio do tratamento, ajudou muito.)


Foi proibido qualquer produto industrializado, com corantes, acidulantes, estabilizantes, conservantes.
Não comeu em hipótese alguma, esses alimentos e seus derivados, e foi bem difícil resistir, mais eu a apoiava.

Alimentos sugeridos pelo medico que ela passou a comer:

Frango,
Peixe,
Frutos do mar,
Exemplo: Se feito na chapa não pode ter nenhuma gota de óleo, ou azeite, deve ser feito a seco, só com algumas gotas de água, para não torrar. A aparência e o sabor melhoram com uma salpicada de sal, frutose e pó de urucum, durante o cozimento.
Ovo caipira.
Cebola alho.
Legumes, verduras
Muitas frutas
Castanhas, noz.
Azeite “Extra Virgem”, Sem aquecer, frio pode.
Frutas secas, em natura. Banana passa, figo, ameixa, etc...
Leite de soja, natural em pó, diluído em água, ou suco, nunca industrializado.
(Substituiu açúcar e adoçante), Por Frutose.
Arroz, feijão, feito sem se quer uma gota de óleo..
Água de coco.
Mandioca e seus derivados
Batata doce.
Aveia.
Pasta de soja natural
Bolacha de arroz: Era importante sempre conferir nos rótulos, se não continha algo proibido, da lista produtos proibidos.
(Todos os alimentos são permitidos exceto o da lista de produtos proibidos.).

Complementos alimentares que ela toma:


(1) 1Mg de vitamina C Pura, feita em farmácia de manipulação, sem corantes nem Arginina. Sendo 2 comprimidos de 500 Mg. Um 15 minutos antes do almoço e o outro 15 minutos antes do jantar.

(2) 1000 Mg de L-lisina, Sendo 2 comprimidos de 500 Mg. Um 15 minutos antes do almoço e o outro 15 minutos antes do jantar".


Fonte
Fernanda Cavalcanti