Seguidores

domingo, 10 de outubro de 2010

Consciência, voz de Deus


Deus sempre fala conosco, por meio de nossa consciência. Nossa capacidade de julgar o que é bom, ou o que é mal. Deus é infinito em bondade para conosco, e nos ensina a regra essencial, através dos ensinamentos de Jesus: "Amai-vos uns aos outros." Contudo insistimos em dificultar as coisas, dando vasão, ao egoísmo, a indiferença, que consequentemente nos distaciam do que Deus tem para nós. Trazemos inconscientes a certeza de nossa pequenez, e do quanto necessitamos estar próximos das coisas que são boas, e que venham a nos elevar, a crescer a nos tornarmos criaturas melhores.

"Não há ninguém que não possa fazer o bem; somente o egoísta nunca encontra ocasião. Bastam as relações sociais com outros homens para encontrar ocasião de fazer o bem, e cada dia de vida dá a oportunidade a quem não esteja cego pelo egoísmo; porque fazer o bem não é somente ser caridoso, é ser útil na medida de vosso poder todas as vezes que vossa ajuda se fizer necessária."

Fernanda Cavalcanti

Um comentário:

  1. Antônio Moris Cury

    "Haverá quem, pela sua posição, não tenha possibilidade de fazer o Bem?"
    "Não há quem não possa fazer o Bem. Somente o egoísta nunca encontra ensejo de o praticar. Basta que se esteja em relações com outros homens para que se tenha ocasião de fazer o Bem, e não há dia da existência que não ofereça, a quem não se ache cego pelo egoísmo, oportunidade de praticá-lo. Porque, fazer o Bem não consiste, para o homem, apenas em ser caridoso, mas em ser útil, na medida do possível, todas as vezes que o seu concurso venha a ser necessário"
    (resposta dada à questão número 643 de O Livro dos Espíritos, a obra basilar da Doutrina Espírita, 75ª edição, FEB, 1994, página 3l3)
    Voce tem preconceito de citar a fonte espirita?

    ResponderExcluir