Seguidores

domingo, 28 de novembro de 2010

Rio pede PAZ

É bárbaro os últimos acontecimentos na cidade do Rio de Janeiro. Cenas de guerra. O caos foi instalado: Pesoas correndo de um lado para o outro; Ônibus e carros incendiados; Tiros, tiros... muitas pessoas feridas e mortas. Com isso, o mundo pára. Para ver a calamidade da "cidade maravilhosa", futura sede da Copa do Mundo e das Olimpíadas. As forças armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica, finalmente se unem para combater o narcotráfico, após anos e anos de suplício. De tantas crianças mortas, vítimas inocentes de balas perdidas. E só agora, diante da pressão crítica mundial é que o governo finalmente resolveu tomar uma atitude, de fato. Será mesmo? Desconfio. Uma vez que muita gente "grande", também é envolvida com o tráfico. E necessita que o mercado de drogas, continue. Para financiar os "luxos", com festas de pagodeiros e jogadores de futebol famosos, e não esquecendo ainda, das "campanhas políticas" financiadas pelo trafico.
O Rio pede PAZ! Paz verdadeira, despretenciosa, sem favorecer fulano, ou ciclano. Paz que pensa nas crianças, nos jovens, no futuro. Paz que quer ver o Rio, de fato, como: "Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil..."
Fernanda Cavalcanti

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A importância do hábito de beber água

Sabemos de longas datas que nosso corpo é formado por 70% de água. E que a água é indispensável ao bom funcionamento do nosso organismo. Contudo, é um hábito que poucas pessoas por incrível que pareça, o tem. 
Confira algumas dicas importantes do "porque" beber água, sobretudo, agora chegando o verão:

Beber água é um hábito saudável que deve ser desenvolvido por todas as pessoas.

Todos nós sabemos o quanto é importante uma ingestão adequada de água diariamente, mas quase sempre negligenciamos.

Todos os organismos vivos apresentam de 50% a 90% de água em si.

O próprio corpo humano é constituído em 70% por água que, em constante movimento, hidrata, lubrifica aquece, transporta nutrientes, elimina toxinas e repõe energia, entre inúmeras outras utilidades.
Preconiza-se o número de 1 copo de 200ml de água por hora em que se estiver acordado.
Assim sendo, a ingestão de água deve ser independente da sede, constante e rigorosa.
E não adianta deixar para tomar os 2 a 3 litros necessários diariamente de uma só vez.
Estudos mostram que o estômago capacita apenas 12ml/kg/hora, ou seja um adulto não conseguirá tomar mais de um litro de uma só vez sem "passar mal".
Ressecamento dos olhos e tecido das vias aéreas que com baixa umidade, sofrem lesões com mais facilidade por ficarem mais frágeis, assim tornando-se mais propensos a inflamações e infecções;
  • conjuntivites;
  • sinusites;
  • bronquites;
  • pneumonias;
  • lesões da pele com aparecimento de cravos e espinhas pela não eliminação adequada das toxinas via pele e seu acúmulo local;
  • queda e enfraquecimento dos pêlos;
  • baixa produção de saliva;
  • distúrbio no aproveitamento adequado de vitaminas e sais minerais, com excesso em alguns lugares e falta em outros, levando a cãibras, dormências, perdas de força muscular e problemas ósseos dentais;
  • respiração dificultada, por vezes levando à falta de ar, sobretudo nos exercícios físicos;
  • constipação e por vezes, sangramento retal (devido a fezes ressecadas, endurecidas que lesam o tecido
  • intestinal ao moverem-se em seu interior);
  • impotência ou disfunções eréteis ou, no caso das mulheres, sangramentos vaginais.
É certo que há água nos alimentos, mesmo os sólidos, mas a complementação da ingestão diária de água deve ser feita, periodicamente, conforme já disposto.
Uma forma de se observar se a quantidade de água é adequada, é observar a cor da urina, que deve ser incolor. Quanto mais forte, pouca ingestão de água está sendo feita.
Vale lembrar que é sempre bom evitar bebidas alcoólicas, ou não alcoólicas, que apesar de serem diuréticas evitam que se beba a água.
Evite também, a ingestão de água pelo menos meia hora antes do almoço, para não prejudicar a digestão. 

Fernanda Cavalcanti

 Fonte: Ícaro Alves Alcântara - Revista UNICEUB - Ano IV - Abril 2003 - Nº 8



terça-feira, 23 de novembro de 2010

Socrateando

Passamos a vida toda tentando descobrir , qual é a teoria da felicidade, do bem estar. De viver em paz. Podemos contudo, diante até mesmo de tantas indagações que muitas vezes nos causam "crises existenciais", que se resumem em: "Conhece-te a ti mesmo". Clássica frase de Sócrates. Que nada mais é, do que o autoconhecimento, como princípio de tudo. A capacidade de dominarmos nossos impulsos. De transformar nossas más inclinações, no melhor que podemos ser. Saber dos nossos limites, até onde podemos, e devemos ir. Fazer da vida uma escola. Uma escala evolutiva na linhagem da aquisição do conhecimento milenar. Ser parte da história. De um todo, por meio da invidualidade, que perpassa e cresce a cada novo acontecimento: ontem, AGORA e amanhã. Portanto, "conhece-te a ti mesmo."
Fernanda Cavalcanti

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

É real... o absurdo como tratam à saúde no Brasil

É triste, porém é a mais pura realidade, a reportagem exibida no Fantástico no último domingo, dia 21/11/2010, a respeito do descaso com à saúde no país, mais especificamente, os processos que existem na justiça na busca por procedimentos médicos: remédios que são absurdamente caros, e o governo muitas vezes se recusa a dar, ou ainda, não os compra, e com isso o paciente não tem como tomar, chegando a piorar, ou até mesmo ir a óbito. Também, pessoas que necessitam ser internadas para se tratarem, uma vez que são portadoras de doenças degenerativas, e os hospitais se recusam a receberem tais pacientes.
Me entristeço, e compadeço, por ser uma destas milhares de pessoas que necessitam recerber mensalmente medicamentos pelo Estado. Só para ter ideia: Para receber, precisei recorrer a Procuradoria Federal, já que não havia portaria para pacientes com Lúpus, e sem falar das inúmeras vezes que fui perseguida, por estar sempre denunciando tais absurdos, e com isso, chegando até mesmo a ter meu processo perdido dentro da própria farmácia do Estado. E ainda, inúmeras vezes tive que ouvir que não tinha minha medicação. Também, ser testemunha, de inúmeras pessoas, sobretudo, de idosos. Que ouviam que não havia seus remédios, sendo estas pessoas portadoras das mais diversas doenças, que em hipótese alguma podem ter seus tratamentos interrompidos.
Recebia duas medicações: Azatioprina e Reuquinol. Hoje, só recebo Azatioprina. Por que? Segundo "eles", o Reuquinol só está destinado aos portadores de Artrite Reumatóide, ou seja, o CID do Lúpus não está incluso para receber esta medicação. É fogo! Uma vez que é uma medicação indispensável ao meu tratamento. Quem tem Lúpus, sabe bem. E os médicos sabem disso. Mas, por uma burocracia, e falta de boa vontade dos médicos de lá de cima do Ministerio da Saúde, e que são responsáveis por estas análises, de fazerem novas adequações entre os medicamentos e as doenças.
Fernanda Cavalcanti

sábado, 20 de novembro de 2010

Nada contra, Sílvio!

Acredito ser de conhecimento de vocês, que Silvio Santos, após o rombo do Banco Panamericano, colocou seu império, inclusive o "SBT" a prêmio, como forma de sanar suas dívidas. O apresentador é figura ilustre no Brasil, e do agrado, sobretudo, da classe popular. Que vem se mostrando solídária, e até mesmo preocupada, com relação a situação financeira do "dono do Baú da Felicidade", querendo estes, até mesmo, ajudá-lo financeiramente. "Pobre Sílvio"! E mais pobre ainda a atitude destas pessoas. Vejam bem: Não sou contra a solidariedade, porém, não concordo, que tais pessoas venham a se desfazer de suas suadas economias, com o intuito de ajudar um magnata. Que de bobo não tem nada. Só o fato de ao longo de quase trinta anos, vim a enriquecer as custas, da ingenuidade possivelmente dos que querem ajudá-lo financeiramente, pode?! NADA CONTRA! Ainda bem, que o Sílvio, "ainda", não aceitou.
Fernanda Cavalcanti

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Existem mais pessoas com lúpus do que podemos imaginar

Não por ser portadora de lúpus, mas venho observando que estão aparecendo mais casos de pessoas com a doença hoje, do que a dez anos atrás, quando descobri ser portadora. Pode ser pelo fato do avanço de um diagnóstico mais preciso, como também, os próprios médicos especialistas mais inteirados acerca das causas e efeitos do lúpus. Coisa que a alguns anos, haviam médicos que desconheciam até mesmo a sintomologia desta. Recordo bem, que uma vez adentrei em um consultório, e me deparei com uma médica que desconhecia o que era a patologia.
Pela história, sabemos bem que várias pessoas podem  ter morrido devido as consequencias devastadoras da doença, sem saber que a tinham. Portanto, se você conhece alguém que esteja apresentando os sintomas do lúpus, ou até mesmo você, não demore em procurar um bom especialista. Uma vez diagnosticado a tempo, é possível ter uma vida com qualidade.
Fernanda Cavalcanti

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Preconceito e Segregação... Tô fora!

Acredito que como eu, você internauta assíduo deva ter tomado conhecimento dos absurdos difundidos, sobretudo no Twitter, a respeito dos disparates escritos por pessoas sem entendimento, preconceituosas e sem qualquer esclareciemto acerca do que seja "democracia". E principalmente sem conhecimento do país em que mora, mapa geopolítico (que aprendemos nas séries fundamentais), raízes, culturas, e sobremaneira, a importância de cada região a formação do Brasil como um todo. Ao mensionarem o resultado das eleições presidenciáveis no último dia 31, que elegeram a primeira mulher como presidente na história do nosso país. Colocando o Nordeste, uma vez que houve alto indíce de eleitores que votaram nesta, como lugar onde seus habitantes, não possuem capacidade tal para participarem de um momento democrático, como o que então, aconteceu.
Recebi por e-mail, a carta de uma mestranda em Letras, da Universidade Federal de Campina Grande,  Paraíba, Nordeste, na qual expressa de maneira clara e conscisa o que todo nordestino gostaria de reponder aos então, segregadores:

CARTA DE REPÚDIO

Por Andrea Grace
               
               Não sou uma pessoa que costuma envolver-se em polêmicas ou declarar seus posicionamentos de forma ferrenha, pois acredito na palavra “Democracia” em toda a sua extensão e profundidade. Entretanto, diante de alguns – para não dizer centenas - de comentários que li via twitter, decidi escrever essa carta.
                No último dia 31/10, dia em que o Brasil votou e elegeu a sua primeira presidente mulher – um avanço para o nosso país- os nordestinos foram extremamente desrespeitados e discriminados por terem sido os protagonistas do resultado eleitoral nacional. Comentários como “pessoas sem esclarecimento”, “sem acesso a informação”, “alienadas” foram difundidas, em pleno século XXI, apregoando uma ideia ridícula de segregação do norte e nordeste, em relação ao resto do país.
                Para surpresa de alguns desinformados que twitaram tais absurdos, nós nordestinos conseguimos ler, fato que alguns julgaram impossível, pois acreditavam que no nordeste “ninguém sabia nem o que era twitter”. Engraçado é que muitos nordestinos acessam o twitter, o orkut, o facebook e os seus blogs, a partir de notebooks, netbooks, Iphones e Smartphones que, pasmem, nós sabemos o que é cada ferramenta dessa e trabalhamos a ponto de ter acesso a comprá-los, inclusive através dos websites do sudeste. É... os correios também atendem à região nordeste...
                Além disso, escrevo de uma cidade do interior paraibano – Campina Grande- situada entre as nove cidades tecnológicas do mundo, segundo a revista NewsWeek (vide: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=7202)., exportando tecnologia da informação para países, como Espanha, EUA e China.  Ademais, somos a primeira cidade do Brasil a dominar a tecnologia do plantio de algodão colorido ecologicamente correto. Vivemos num estado, assim como todos, com uma indiscutível má distribuição de renda, fato que não impede que campus de universidades particulares e públicas ofereçam oportunidades de acesso ao ensino superior a todas as classes sociais.
Dentro dessa desigualdade social, ferida aberta em todos os grandes centros urbanos, vemos shoppings (é... nós temos shoppings no nordeste) oferecendo produtos que apenas uma parte da população pode ter acesso, contrastando com casas paupérrimas .  Vemos as simples bicicletas, meio de transporte ultimamente eleito como o melhor para o meio ambiente, disputarem espaço com grandes carros de empresas estrangeiras, a exemplo da Hyundai, Honda, Kya, bem como com carros mais populares, produzidos pela Fiat, Chevrolet, e Volkswagen. É... aqui já faz algum tempo que a carroça deixou de ser o principal meio de transporte.
                O que mais me assusta é que, diante de pessoas que se declaram tão superiores e esclarecidas, nós nordestinos demonstramos mais poder de decisão e escolha, pois não nos guiamos pelas opiniões alienantes e oligárquicas difundidas pelos principais meios de comunicação nacional.  Fato que também deve estarrecer os mais desinformados, pois nós aqui temos televisão, inclusive de plasma, LCD e de LED, e recebemos os sinais das principais redes de televisões do Brasil, sem falar que nos mantemos informados também através de tvs à cabo – mais de uma empresa? – pois é... isso pode ser um tanto quanto impactante para alguns habitantes da parte inferior do nosso mapa brasileiro.
                O que observamos é que o Brasil, nesses últimos quatro anos, assistiu a uma expansão do ensino superior, a uma diminuição da miserabilidade do país, a uma estabilidade econômica e a uma descentralização da distribuição de recursos federais, e isso foi determinante, acredito eu, para a escolha verificada com tanta revolta por alguns. A demagogia, o autoritarismo, os sorrisos forçados, a imagem da oligarquia não satisfaz mais a um povo que já sofreu muito com a falta de um olhar de credibilidade para a nossa região.
                E para aqueles que não acompanharam muito de perto os resultados eleitorais por região, os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, localizados na região Sudeste, também elegeram a candidata petista.
Apesar da grande votação da candidata petista na região nordeste, essa decisão não foi tão unâmime como todos pensam, pois em Campina Grande, repito, na Paraíba, o candidato José Serra teve mais de 60% dos votos.  O que prova que democracia é uma palavra que, além de exigir respeito, é imprevisível.
             Por tudo isso, venho com todo o meu sentimento de pesar, pelos comentários lidos, não defender um candidato ou outro, mas defender o povo nordestino que possui o direito de votar, bem como todas as demais regiões possui, e esclarecer, àqueles que acreditam em sua superioridade de reflexão e tomada de decisões, que os nordestinos não são a escória do Brasil, mas que contribuímos economicamente com o nosso país e merecemos receber em troca investimento e respeito.
             Aconselho também, a tais pessoas e às que pensam como elas, a conhecer o Brasil como um todo, antes de denegrir as pessoas, baseados em informações frágeis e opiniões preconceituosas. Quem não conhece o nordeste, não acredite em tudo que é veiculado pela televisão: venha aqui e se encante!

 Andrea Grace
(Nordestina, paraibana e mestranda em letras
pela Universidade  Federal de Campina Grande)

Fernanda Cavalcanti

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Resumo ilustrativo sobre o que é o lúpus II

Problemas Cardiopulmonares e o lúpus

Tenho na família uma pessoa que como eu, também é portadora de lúpus. Agora no momento, está passando por uma fase delicada da doença: com derrame nos pulmões e no pericárdio. Diante do ocorrido, senti a necessidade de uma pesquisa sobre os envolvimento do lúpus com tais problemas.

Doenças Cardiopulmonares e o Lúpus

Elliot Chartash, M.D.
Professor Assistente de Medicina
North Shore University Hospital
Cornell University Medical College


O coração e os pulmões são freqüentemente afetados nos pacientes com lúpus sistêmico eritematoso (LSE). O grau do envolvimento cardiopulmonar varia desde a ausência de sintomas até complicações que requerem tratamento para o resto da vida. De fato, problemas no coração são a terceira causa mais comum de mortes de pessoas com LSE. 

Problemas Cardíacos
 
O Lúpus pode atingir todas as partes do coração incluindo o pericárdio (saco externamente fibroso e internamente seroso, que reveste por fora o coração), miocárdio (a camada média, e mais espessa, da parede do coração, formada por músculo cardíaco), endocárdio (membrana que forra interiormente o coração) e artérias coronárias.
Pericardite (inflamação do pericárdio) é a doença mais comum que atinge o coração de pessoas com lúpus. Ela ocorre quando a membrana do pericárdio é atacada por auto-anticorpos e fica inflamada. Os sintomas mais comuns são pontadas no tórax abaixo do esterno, febre, batimento cardíaco acelerado e, ocasionalmente, falta de ar. A dor pode variar conforme a posição do corpo. Freqüentemente, a dor pode ser aliviada curvando o corpo levemente para a frente. A dor torácica pode ser comparada à dor de um ataque cardíaco. Em alguns casos de pericardite, os pacientes podem não apresentar sintoma algum. Exames sangüíneos, raios-X do tórax, EKG e ecocardiograma podem ser feitos para ajudar a diagnosticar a pericardite. O ecocardiograma é uma espécie de ultra-sonografia do coração que mostra ao médico se existe fluido em volta do coração. Nas pessoas com lúpus, não é raro encontrar uma quantidade excessiva de fluido ao redor do coração. Pelo fato da pericardite poder ser causada por outras condições além do lúpus, é necessário que a causa seja determinada com exatidão antes do início do tratamento. Se a pericardite é causada por infeção ou falha renal, o tratamento é diferente de quando ela é causada pelo lúpus. A pericardite lúpica pode ser tratada com agentes anti-inflamatórios. Se essa forma de terapia não tiver sucesso, um breve uso de corticóide é normalmente necessário.
Quando o lúpus causa inflamação do miocárdio a chamamos miocardite. Problemas sérios no músculo cardíaco não são comuns no LES. Os sintomas da miocardite incluem uma inexplicável aceleração nos batimentos cardíacos, um eletrocardiograma anormal, batimentos irregulares e parada cardíaca. A miocardite é freqüentemente associada com inflamações em outros músculos do corpo. O tratamento da miocardite lúpica normalmente inclui o uso de corticóides. Drogas imunossupressivas (Cytoxan, Imuran) podem ser adicionadas se a inflamação não for completamente controlada com esteróides.
Quando o lúpus causa inflamação do endocárdio (endocardite), as válvulas cardíacas podem ser prejudicadas, mas isso raramente afeta a capacidade de bombear sangue. A superfície das válvulas pode engrossar ou desenvolver protuberâncias como verrugas chamadas lesões de Libman-Sacks. Embora elas possam causar sopro no coração, é muito raro que essas protuberâncias afetem significativamente a função das válvulas. Se bactérias se alojarem nessas protuberâncias ocorre uma infecção (endocardite bacteriana). Isso também é raro, mas portencialmente muito sério e requer hospitalização. Raramente essa inflamação e danos das válvulas levam a uma deformidade que requeira algum tipo de transplante.
Finalmente, as artérias coronárias podem se tornar prematuramente estreitas nas pessoas com LES. Essas artérias conduzem sangue e oxigênio para o músculo cardíaco e são vitais para o bombeamento sangüíneo. O estreitamento ou bloqueio de uma artéria (doença de artéria coronariana) pode causar dores no tórax e ataque cardíaco. O estreitamento das artérias coronárias no lúpus pode ser causada por inflamação (arterite), pelo depósito de colesterol nas paredes arteriais (arteriosclerose), ou por coágulos sangüíneos. A arteriosclerose é a causa mais comuns de problemas coronários no lúpus. Pesquisas sugerem que pacientes com lúpus que tomam esteróides têm um risco maior de desenvolver arteriosclerose. A prevenção é o principal tratamento das doenças coronarianas. Controlar os fatores de risco cardíaco e a atividade lúpica, além de um cuidadoso monitoramento do uso de esteróides são necessários para prevenir ataques cardíacos em pessoas com lúpus.
Os danos cardíacos descritos podem se desenvolver da inflamação causada pelo lúpus ativo ou de medicamentos. O tratamento de problemas cardíacos deve ser específico para cada paciente e para cada problema apresentado. Um diagnóstico precoce e preciso combinado com uma terapia agressiva para reduzir potenciais danos ao órgão é a mais significativa consideração das doenças cardíacas causadas pelo lúpus. 

Problemas Pulmonares
 
O lúpus pode afetar os pulmões de muitas formas. A pleurite (pleurisia) é a manifestação pulmonar mais comum do LES. A pleura é uma membrana que cobre a parte externa dos pulmões e o interior da cavidade torácica. Ela produz uma pequena quantidade de fluido para lubrificar o espaço entre os pulmões e a parede do tórax. Quando esta membrana é atacada por auto-anticorpos e fica inflamada, ocorre o que chamamos pleurite. Algumas vezes, uma excessiva quantidade de fluido pode ser acumulada no espaço pleural. Quando isso ocorre, chamamos de efusão pleural e ocorre com menos freqüência do que a pleurite. Se essa efusão é grande o bastante, ela pode ser visualizada em um raio-X do tórax. Uma vez que a efusão pleural pode ser causada por infecções ou outras condições que não o lúpus, o médico pode precisar de uma amostra do fluido para realizar alguns exames e determinar a causa exata do problema.
Os sintomas da pleurite incluem fortes e agudas pontadas que podem ser localizadas em uma área específica ou várias partes do tórax. A dor normalmente aumenta ao respirar fundo, tossir, espirrar ou gargalhar. Analgésicos, drogas antiinflamatórias não esteróides e/ou corticóides podem ser usados no tratamento da pleurite. A efusão pleural normalmente responde a esses medicamentos ou desaparece por si só com o tempo.
Pneumonite é a inflamação no interior do tecido pulmonar, que pode ser causada por uma infecção ou pelo lúpus. A infecção é a causa mais comum de pneumonite nos pacientes com lúpus. Bactérias, viroses, fungos ou protozoários são organismos que podem causar infecção nos pulmões. Algumas vezes a pneumonite pode ocorrer sem infecção sendo então chamada de pneumonite não infecciosa. Uma vez que as duas formas de pneumonite apresentam os mesmos sintomas -- febre, dor torácica, falta de ar e tosse -- considera-se que o paciente tenha uma infecção até que se prove o contrário. O diagnóstico da pneumonite requer exames sangüíneos, exames dos escarros e raios-X. Broncoscopia e/ou biópsia do pulmão também pode ser necessária para determinar se uma infecção é a causa da pneumonite.
O tratamento da pneumonite inicialmente inclui um curso de antibióticos. Se exames laboratorias e outros testes não mostrarem traços de infecção, então o diagnóstico confirmado é pneumonite lúpica. Essa pneumonite não-infecciosa é tratada com altas doses de corticóides. Drogas imunossupressoras como a azathioprina (Imuran) podem ser acrescentadas se a inflamação não for controlada com esteróides.
Doença difusa intersticial crônica dos pulmões é uma desordem relativamente incomum no LES. É uma forma crônica da pneumonite lúpica e afeta uma relativamente pequena quantidade de pessoas. Os sintomas incluem um início gradual de uma tosse crônica e seca; dores torácicas como na pleurite; e dificuldades para respirar durante atividades físicas. O diagnóstico requer a exclusão de infeção como possível causa. Além do lúpus, há outras causas da doença difusa intersticial crônica dos pulmões. Para determinar a causa exata, procedimentos especiais como a broncoscopia (inspeção visual do interior dos pulmões) e/ou uma biópsia dos pulmões são necessários. A correta identificação da causa é requerida para que o tratamento adequado seja escolhido com precisão. A pneumonite lúpica crônica deteriora os pulmões e diminui sua habilidade de entregar oxigênio ao sangue. O tecido pulmonar danificado age como uma barreira ao oxigênio que normalmente flui facilmente do pulmão para a corrente sangüínea.
A gravidade e a atividade dessa doença crônica pode ser medida e acompanhada com exames da função pulmonar (testes de respiração). A capacidade de difusão dos pulmões é uma medida de quão facilmente o oxigênio flui do pulmão para a corrente sangüínea, que é usualmente reduzida na pneumonite lúpica crônica. Medições periódicas da capacidade de difusão podem indicar a resposta ao tratamento e possibilita ao médico acompanhar o curso da doença. A pneumonite lúpica crônica é primeiramente tratada com corticóides e a resposta dos pacientes com freqüência varia. O curso da doença também varia; alguns pacientes podem melhorar vagarosamente, estabilizar, ou piorar com o tempo.
Ocasionalmente, pessoas com lúpus desenvolvem hipertensão pulmonar ou alta pressão sangüínea nos vasos dentro do pulmão. Se muito grave, ela pode ser vitalícia e com poucas chances de melhora. Ainda não existe medicamento eficaz para tratar a hipertensão pulmonar. Transplantes cardíacos e pulmonares podem ser uma opção para alguns pacientes nessas condições. 

Conclusão
 
O envolvimento pulmonar não é raro no lúpus. A pleurisia e infecções são as condições mais comuns que envolvem os pulmões. A causa mais comunde pneumonite em pacientes com lúpus é a infecção. Pneumonite virótica ou bacteriana também são comuns e todas as pessoas com lúpus que têm um súbito acesso de tosse, febre ou dor torácica pleurítica devem notificar seu médico.
Geralmente, os problemas cariopulmonares associados ao lúpus respondem rapidamente ao tratamento, mas esse tratamento deve ser designado para cada paciente e cada caso específico. Novamente, um disgnóstico preciso e prematuro dos problemas e um tratamento agressivo para reduzir os danos potenciais ao órgão são cruciais para um controle bem sucedido das doenças cardiopulmonares do lúpus.

Fernanda Cavalcanti

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

... E vence a democracia!


No último domingo, 31 de outubro de 2010, o povo brasileiro mostrou nas urnas, que finalmente está aprendendo a ter opinião própria, fazendo valer seu direito de cidadão, ao escolher democraticamente seus dirigentes políticos. Pela primeira vez em toda a história do país, foi colocada no comando, uma mulher, Dilma Roussef. Isso mostra a força da mulher e a vez de decidir, sobretudo, da massa jovem brasileira. Que não se permitiu influenciar por opiniões de pessoas que vivem do passado, e do desejo de se auto favorecerem, ao olhar sobre o prisma de seus próprios interesses.
E aqui na Paraíba, a queda do poder oligárquico. Não fazendo apologia ao governador eleito, uma vez que não vi com bons olhos sua aliança com "Os Cunha Lima", os quais, tenho verdadeiro pavor. Contudo, fiquei surpresa, com o fato do povo paraibano não ter se influenciado pela atitude desesperadora dos militantes pmdebistas ao tentarem manchar a candidatura de Ricardo Coutinho, com panfletos apócrifos, os quais eram de cunho mentirosos, e, preconceituosos. E sem falar, da falta de informação, ao tentarem enxovalhar esculturas artísticas de grandes autores.
Como todo brasileiro e cidadã a muitos anos residente na Paraíba, espero que tanto a presidente eleita, como o novo governador do estado, exerçam um mandato justo e democrático. Cumprindo o que tanto pregaram em suas campanhas.
Fernanda Cavalcanti