Seguidores

sábado, 29 de maio de 2010

Plantas Medicinais

Ontem o Globo Repórter da Rede Globo, apresentou uma série de plantas medicinais usadas em diversos tratamentos. Confira suas indicações e contra-indicações:

"Espinheira Santa - É empregada no tratamento das afecções do aparelho digestivo e para cicatrizar feridas. O chá das folhas ajuda a cicatrização de úlceras no estômago e duodeno e alivia sintomas como azia e flatulência, contra indicado para gestantes, crianças e lactantes.

Erva Mate - Estimulante natural, auxilia na digestão, é diurético e possui também efeito laxativo e muitas vitaminas, como complexo B, vitamina C, vitamina D e sais minerais, combatendo os radicais livres. Não é indicado para pessoas que sofrem de insônia e nervosismo, pois é estimulante natural. Contra indicação relativa em casos de hipertensão arterial.

Cidró - Da família da erva cidreira, é usada no tratamento de insônia, resfriados e problemas digestivos, como calmante, antidispéptico e analgésico. Contra indicado para pessoas hipotensas.

Poejo - Atua como digestivo, expectorante e antiespasmódico, muito utilizado em recém-nascidos, porém seu uso tem que ser muito cuidadoso, pois em grandes quantidades pode ser tóxico. Contra indicado para mulheres grávidas.

Guaco - Expectorante e broncodilatador, combate tosse, rouquidão, gripes e asma brônquica, devido a suas ações broncodilatadoras e antialérgicas. Contra indicado para pessoas com problemas hepáticos, que usam anticoagulantes, crianças menores de 2 anos e mulheres grávidas. O excessivo pode causar diarreia, vômitos e taquicardia.

Hortelã - Possui em suas folhas vitaminas A, B e C, minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio); estimulantes sobre o aparelho digestivo.
Para picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima.
Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã.
A hortelã funciona ligeiramente como um vermífugo (lombriga e oxíuros) e calmante. Sua infusão é indicada para gripes e resfriados. Contra indicado para pessoas com cálculos biliares, gestantes ou em fase de amamentação e crianças pequenas e em fase de amamentação não devem usar hortelã.

As hortelãs ajudam a emagrecer combatendo a retenção de líquidos e a controlando a ansiedade.

Melissa - Muito utilizada para insônia, tensão nervosa, ansiedade e como antiespasmódica. Contra indicada para pessoas sensíveis à planta e hipotensas.

Carqueja - A carqueja é indicada para problemas do fígado e vesícula biliar, como cálculos. Para problemas digestivos, úlcera, gastrite, má-digestão. Alguns estudos indicam que a carqueja pode ser eficaz para diabetes, agindo na diminuição dos açúcares.

Alcachofra - Utilizado nos problemas biliares ajudando na eliminação do colesterol e da ureia, auxiliando nas afecções digestivas, regimes de emagrecimento e também no tratamento da hipertensão.

Embaúba - Possui ação diurética, hipotensora, expectorante, descongestionante, e cicatrizante. Contra indicação não relatada. Também auxilia no combate à depressão.

Passiflora - Utilizada como sedativo, diurético e afecções do sistema nervoso. Contra indicado para pessoas com hipotensão arterial.

Valeriana - Possui efeito calmante, sedativo e também indutor do sono comprovado cientificamente. Contra indicado para a gravidez e a amamentação e uso concomitante com outros depressores do Sistema Nervoso Central.

Ginseng Brasileiro - a pfafia paniculata - Estimulante do sistema nervoso, usado como tônico geral, em convalescências, anemias por deficiência de ferro e para melhorar a resistência imunológica. Contra indicado em casos de hipertensão arterial.

Chá de Alecrim - O alecrim é utilizado como tônico do sistema nervoso central, portanto muito útil nos tratamentos de depressão.

Chá de Maracuja (folha) - Passiflora - Utilizado como sedativo do sistema nervoso central, portanto útil no tratamento da ansiedade."

Fernanda Cavalcanti



sexta-feira, 28 de maio de 2010

Sexo... grande aliado da saúde

Cada vez mais a ciência avança com significativas pesquisas nos mais diversos campos, sobretudo, aqueles que trazem bem estar e prolongue a vida humana. Diante dos inúmeros percalsos a saúde, o sexo não é mais meramente visto como meio de perpetuação da espécie, mas também como saborosa razão de bem estar e qualidade de vida, como por exemplo proteger o coração e alívio de dores. Eis portanto, 9 excelentes razões para se praticar sexo:
Obs.: Prática com responsabilidade e segurança

"1 - Proteção cardiovascular
O coração pode até sair ganhando de verdade quando um sexo mais caliente marca presença no dia-a-dia. “Durante a relação sexual, como em um exercício físico moderado, há um aumento temporário do trabalho cardíaco e da pressão arterial”, explica o cardiologista José Lazzoli, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Para preservar as artérias, contudo, é preciso suar a camisa no mínimo 30 minutos diários cinco vezes por semana. “E nem todo mundo consegue fazer sexo com essa duração e freqüência”, observa o especialista. Então, a mensagem é somar às noites intensas uma corrida ou caminhada no parque pela manhã, por exemplo. Recado à turma que tem hipertensão descontrolada ou doença coronariana: consulte o médico. Nesses casos, tanto o coração pode atrapalhar o sexo quanto ele pode atrapalhar um coração com problemas.

2 - Um remédio contra a dor
Durante o bem-bom, o corpo fabrica uma porção de substâncias, entre hormônios e nurotransmissores. Uma delas é a endorfina, a mesma que dá as caras quando se pratica um exercício físico por alguns minutos. Essa molécula capaz de aliviar as sensações dolorosas é descarregada para valer no ápice da relação, o orgasmo. “Ela é o maior analgésico do nosso corpo”, afirma a médica Ruth Clapauch, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. E sua ação se prolonga após o ato sexual. Os especialistas estão começando a acreditar que, somada ao trabalho da ocitocina - outro hormônio liberado na hora do gozo -, a endorfina ajuda a aplacar dores crônicas na cabeça e nas juntas.

3 - Um basta ao excesso de estresse
Ninguém precisa ser cientista para saber que uma boa transa apaga a quase inevitável tensão do dia-adia. Mas saiba que até os pesquisadores estão cada vez mais interessados nesse potencial, que é maior quanto mais intenso for o sexo. Um estudo da Universidade de Paisley, na Escócia, constatou: os voluntários que faziam questão da penetração respondiam melhor a situações estressantes. “A atividade sexual diminui o nível de ansiedade”, diz o urologista Joaquim de Almeida Claro, da Universidade de São Paulo (USP). “Só se deve tomar cuidado para não transformar o sexo a dois numa mera descarga de estresse”, lembra a psicóloga Ana Canosa, da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana. É que, nesse caso, vira algo mecânico, quase obrigatório, sem envolvimento emocional. Aí não tem graça - e nem tanto efeito.

4 - Auto-estima lá em cima
Qual o órgão do seu corpo que mais se aproveita de uma extenuante sessão a dois? Ele mesmo, o cérebro. Ora, lá se encontra o verdadeiro terminal do prazer. Quem agrada constantemente essa central de instintos e emoções ganha uma baita massagem no ego. “A auto-estima melhora porque o indivíduo se sente desejado pelo outro”, resume a psicóloga Ana Canosa, de São Paulo. E não pense que essa guinada no astral se deve apenas ao orgasmo. “As preliminares também são fundamentais, sobretudo para a mulher, que precisa ser tocada e beijada. A excitação promove uma maior liberação de hormônios, aumentando o tamanho do canal vaginal e as chances de chegar ao orgasmo”, diz o ginecologista e obstetra Francisco Anello, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. Ou seja, tudo que antecede a penetração tem o seu valor para o corpo e para a mente dos parceiros. É claro que a relação não se restringe ao momento de catarse. “Mas sem orgasmo não se usufrui de todo o bem-estar após aquele acúmulo de tensão”, diz Ana.

5 - Mais prazer, menos gordura
Para manter a forma, homens e mulheres podem se dirigir a uma quadra de futebol, a uma piscina ou, por que não, a uma cama. Ora, o sexo é saboroso esporte de dupla. É óbvio que não dá para pensar em eliminar a barriga de chope ou definir a silhueta apostando apenas nisso. Mas ele não deixa de ser um aliado da queima de pneus. “O esforço de uma atividade sexual equivale, em média, a um trote a 7,5 quilômetros por hora”, calcula o cardiologista José Lazzoli. “Dependendo da intensidade da relação, é possível queimar de 100 a 300 calorias”, contabiliza Anello.

6 - Defesas reforçadas  
Fazer sexo uma ou duas vezes por semana tornaria o sistema imune mais preparado para entrar em combate. É o que sugerem pesquisadores americanos que compararam amostras da saliva de pessoas sexualmente ativas com as de voluntários que pouco se aventuravam na cama. Eles concluíram o seguinte: quem transava com certa freqüência abrigava mais anticorpos. O resultado, no entanto, ainda carece de um consenso entre os médicos. Isso porque, para muitos deles, uma defesa mais a postos não seria fruto da atividade sexual em si. “Há, sim, trabalhos mostrando que pessoas felizes têm melhor resposta imunológica. E a atividade sexual sem dúvida traz felicidade e qualidade de vida”, pondera Joaquim Claro.

7 - Músculos fortalecidos  
Não dá para elevar o quarto à condição de academia, mas a atividade entre quatro paredes exige o esforço de alguns grupos musculares. Tudo depende, por exemplo, das posições na hora agá, mas é possível trabalhar as coxas, o dorso e o abdômen. No caso das mulheres, a relação ainda cobra a movimentação dos músculos da vagina. “Há um aumento do fluxo sangüíneo para a região”, conta a fisioterapeuta especialista em urologia Sophia Souto, da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, que fica no interior paulista. “Durante o orgasmo, por exemplo, há uma contração dos músculos pélvicos”, diz. Quando unida a exercícios específicos para aumentar o controle da própria vagina, a relação ajudaria a tonificar sua musculatura, diminuindo o risco de problemas como a incontinência urinária

8 - Lubrificação nota 10
Essa é para as mulheres que se aproximam da menopausa ou já atravessam o período marcado pela derrocada do hormônio feminino. Um dos principais reflexos da queda de estrogênio é a falta de lubrificação na vagina - um problema bastante comum, que leva à secura nessa região. “Mas aquelas que, após essa fase, mantêm relações sexuais tendem a apresentar menos atrofia do órgão genital”, conta a ginecologista Carolina Carvalho Ambrogini, da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp. Já as mulheres que raras vezes se divertem com o companheiro não só sofrem mais com o incômodo como também podem sentir mais dores durante a penetração.

9 - Para dormir pesado
Sim, uma noite tranqüila também depende de uma cama movimentada. O que o casal costuma comprovar na prática a medicina sabe explicar: “A relação favorece o relaxamento muscular”, afirma o urologista e terapeuta sexual Celso Marzano. Isso porque, graças ao orgasmo, o corpo recebe uma enxurrada de substâncias que não demoram a agir, fazendo com que o indivíduo sinta uma mistura de bem-estar e exaustão. “O sono costuma vir depressa depois de um sexo mais vibrante”, observa Marzano. Mas, caro leitor, aguarde mais um pouco antes de rumar ao quarto."

Fernanda Cavalcanti

terça-feira, 25 de maio de 2010

Sempre há uma porta

Parece que sempre estamos esperando uma porta se abrir, para ver o que vem em seguida. Ou seja, o que a vida vem a reservar. Claro, que o que almejamos é tudo que há de melhor. Contudo, nem sempre é o que é apresentado. Momentos por vezes difíceis. Crises, que por hora parecem ser intermináveis. Mas, a vida é tão repleta de mistérios, que nos presenteia com esses momentos não tão fáceis. Momentos esses que nos impulsionam a algo que a princípio nunca imaginamos no que poderá dar, ou nos levar. Todavia, que nos faz sair de um estado de acomodação. Remetendo a um crescimento. A uma guinada em sonhos, projetos e decisões. Portas que se abrem sim, nesses instantes críticos de pavor ao que nos deprime e aprisiona no desespero do temor daquilo que foge ao controle. Nossos olhos desesperados não conseguem ainda enxergar. E nossas pernas e pés são vacilantes. Porém logo, muito logo o que está tão escuro se clareará, e não mais parecerá impossível de se ter não o que está por trás da porta. Mas, o bem que se pode construir e o crescimento que se pode ter, através do que ali está.
Fernanda Cavalcanti

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Chineses estão se matando

A empresa chinesa Foxconn, uma das maiores montadoras da Apple, está preocupada com alarmante número de suicídio entre seus funcionários. Só em 2009, sete se mataram, e outros tentaram. Para tanto, preocupada com estes números expressivos de suicídios na empresa. Foram contratados trinta conselheiros e cem monges budistas, na expectativa de sanar tal problema.

Que absurdo! Isso nada mais é do que resultado da pressão feita pelo sistema capitalista. Que suga a percepção do ser humano em até mesmo valorizar a própria vida. Que sem resquício de dúvida, vale mais que qualquer emprego. Parece que o ser humano está perdendo a noção de valor, digo valor não de moralidade, mas do que realmente é importante. Como a vida, e tudo que a preserva. O estresse, a correria, a cobrança desmedida feita pelo sistema, que acaba afetando o psicológico das pessoas, e como consequência o crescente número das doenças psicossomáticas, que geram os infartos, os derrames e outras doenças mais.

Fernanda Cavalcanti

domingo, 16 de maio de 2010

Só leia!

"Nessas idas e vindas pela estrada da vida não mais "encantada"; tomei um partido próprio e parti para ser feliz. Superando as crises, enquanto a realidade se apresenta nua e crua. Vou tentar ser artista, pintar minha cara, colorir o palco; abrir as cortinas e encarar um novo amanhecer. É tempo de mudança e renovação!"

Vivischuler
Publicado no Recanto das Letras em 25/07/2007.


ÓTIMA SEMANA!

Fernanda Cavalcanti


Imagem


sábado, 15 de maio de 2010

Depoimento do maestro João Carlos Martins

Depoimento final de Viver a Vida. Simplesmente magnífica a história de superação do maestro João Carlos Martins:

Proteja-se da infecção urinária

Como já tinha relatado anteriormente, estou passando por um quadro de infecção urinária de repetição. Contudo, estou tratando à base de antibióticos, uma vez que a bactéria só se extingue com antibiótico mesmo. E além disso, cuidados extremos à contaminação, uma vez que meu organismo se encontra imunossuprimido, por conta das elevadas doses de corticóides e outros medicamentos imunossupressores. Sendo assim, estive pesquisando a respeito do assunto e achei este site que define a infecção urinária, como e o porque da contaminação, e ainda ensina meios de evitá-las.

Se você já passou por este problema, ou não. Ou quem sabe, conhece alguém nesta situação de cistites de repetição, confira: 


Fernanda Cavalcanti

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A linhaça no combate ao câncer

A linhaça é uma semente, que é mais utilizada na forma de farinha. Como complemento benéfico à alimentação. Dia-a-dia, pesquisas comprovam sua eficácia à saúde, e agora, como prevenção e combate ao câncer.

Veja alguns de seus benefícios:

  • diminui os sintomas da menopausa, como: suores, dores de cabeça e insônia;
  • reduz o colesterol;
  • auxilia na redução do peso;
  • combate as espinhas;
  • proporciona equilíbrio nos hormônios;
  • modulação do sistema imunológico;
  • ajuda controlar o diabetes;
  • regula o intestino;
Confira na íntegra: Linhaça
Fernanda Cavalcanti


quarta-feira, 12 de maio de 2010

Estaca zero...

Estaca zero. Mais uma vez estou com infecção urinária. E mais uma vez, de volta aos antibióticos. Os corticóides, permanecem nas alturas, "nem pensar em diminuir"- diz o doutor. Mesmo que continuem aparecer horríveis, abscessos, como o que estou agora bem no meio da testa, doendo pra caramba, já que se encontra super inflamado. Nada de diminuir os corticóides que fazem com que essas coisas terríveis apareçam. Não vou mentir, estou mal. Péssima, por assim dizer. Triste, irritada, desanimada e sem conseguir ao menos idealizar algo de bom. Sem entender, o porquê de tudo que sonhei, desejei, dar errado, ou não acontecer. De me ver parada diante de mim mesma, e sem forças para querer algo novo. Não quero estar assim! Contudo não sou hipócrita. Sei que estou sendo egoísta, já que milhões de pessoas pelo mundo afora sofrem infinitamente mais que eu. Porém, sou fraca. Humana. E hoje me sinto sem forças...

Fernanda Cavalcanti

sábado, 8 de maio de 2010

Parabéns às mamães... "Como é grande o meu amor por você"!

Parabéns a você que é mãe. E a você mulher, que ainda não é, mas carrega dentro de si o desejo da maternidade, como eu. Que Deus possa neste dia e sempre nos cubrir com suas graças e bênçãos. E a você filho, como eu, olhemos para nossas mães com um olhar terno e profundo. De quem aprecia, venera e agreadece àquela que nos trouxe ao mundo. Reflexo do Criador a nossa frente.
Parabenizo de forma mais que especial as mamães que tem lúpus, e ainda aquelas que tem filhos com lúpus, como a minha mãezinha.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

RECOMEÇAR... é preciso sempre!

Recomesse sempre que for preciso...

Lúpus, doença inflamatória

Como cita o texto: "Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença inflamatória de causa desconhecida. Para que se desencadeie a doença, agentes externos desconhecidos (vírus, bactérias, agentes químicos, radiação ultravioleta) entram em contato com o sistema imune de um indivíduo que está com vários genes erradamente induzindo produção inadequada de anticorpos.". Portanto, nós lúpicos devemos conviver com a certeza desta definição "doença inflamatória de causa desconhecida". Onde qualquer parte integrante do nosso corpo estará sujeito a inflamação. De uma simples dor de cabeça, que poderá vir a ser inflamação do sistema nervoso, a uma vasculite, inflamação dos vasos sanguíneos. Todavia, devemos estar sempre atentos aos sinais do nosso corpo. Já que uma crise mal tratada poderá ter como consequência o comprometimento parcial, ou total de algum órgão vital. TODO CUIDADO É POUCO!

Fernanda Cavalcanti

terça-feira, 4 de maio de 2010

De volta!

Olá, caros amigos! Que saudade! Andei meia ausente por problemas no computador... rsrsrsr... mas, ao que parece tudo resolvido. Até então, estou bem. Consulta médica marcada para a próxima semana. E não vendo a hora dos corticóides serem diminuídos mais um pouco. De licença do trabalho pelo INSS, e cuidando mais de mim. Construindo a monografia de conclusão da pós-graduação e fazendo caminhada todos os dias, depois que o Sol se põe, claro. Manter o mesmo peso de antes do aumento dos corticóides, não é nada fácil. Uma vez que os mesmos fazem com que o corpo retenha líquidos e consequentemente que aja inchaço e aumento de peso. E sem falar que esses "benditos", dão uma fome desgraçada... kkkk... Porém, não difícil de controlar. Com uma alimentação balanceada, longe de doces, massas e frituras. Regada de muita fibra e tudo que há de mais natural possível. Abrindo só algumas exceçõezinhas no final de semana... rrsrsrs... "exceçõezinhas", já que ninguém é de ferro.
E assim, caros amigos vou "caminhando e seguindo" a minha canção.

Abraço a todos!
Fernanda Cavalcanti