Seguidores

segunda-feira, 29 de março de 2010

Medo natural e Transtorno de ansiedade

Quem nunca ficou ansioso? Dependendo da situação, não a quem nunca se sentiu assim: suando frio, mãos e pés trêmulos, palpitações, dor de cabeça, falta de ar, sensação de desmaio e outros. Denominado como sendo medo. Até aí, dependendo de algumas situações, como, diante do perigo, é normal. Uma vez que o medo é um sinal de alerta diante de uma situação de risco, é uma defesa instintiva a uma fuga, ou ataque. Agora, se de uma hora para a outra começa a sentir tais sintomas, sem motivo aparente, algo está errado. Caracteriza-se então, um transtorno de ansiedade, que se enquadra em situações que não a riscos e nem motivos aparente para tais sensações. O transtorno de ansiedade antecede, oprimindo mentalmente o indivíduo a temer situações que ainda nem se quer ocorreram. Ou seja, por exemplo, a pessoa que sofre de agorafobia, que segundo o Aurélio é  "o medo mórbido e angustiante de lugares públicos e grandes espaços descobertos". Antes mesmo de sair de casa, só de se imaginar em meio a uma multidão, já começa a se sentir mal. Porque em sua cabeça está antecipando situações desagradáveis que ainda não aconteceram, e que até mesmo possa ser que não aconteça. Contudo, neste caso, adentra-se nas fobias, que podemos até explorar em um outro momento. O que quero deixar agora, é a definição do medo natural e necessário a preservação da vida, e o que caracteriza o Transtorno de ansiedade que é uma doença que igual a todas as outras, precisa  ser tratada.

Leia ainda:

Fernanda Cavalcanti

domingo, 28 de março de 2010

Os efeitos devastadores do Aspartame

Atenção todos aqueles que fazem uso do aspartame, contido em adoçantes, refrigerantes diet's e outros. Muita atenção! Males terríveis estão sendo detectados pelo uso contínuo desta substância. Principalmente, o desencadeamento de doenças como o Lúpus e Esclerose Múlitpla.

Vejam a matéria publicada no site Bio Equilibrium:


Fernanda Cavalcanti

sexta-feira, 26 de março de 2010

Lúpus em crianças

Como pedagoga, lanço um olhar especialmente pelas crinaças com lúpus. Uma vez que nós que temos lúpus bem sabemos o quanto é difícil, pelo menos a princípio ter disciplina em tudo que fazemos para não entrarmos em crise. Agora imaginem só uma criança com lúpus? Disciplina, sobretudo, dos pais para que essa criança tenha desde cedo uma vida saudável e feliz não só fisicamente, mas ainda emocionalmente. Principalmente para  que esta não se sinta inferior e nem muito menos excluída por seus coleguinhas na escola. Deve portanto, ser uma conscientização de todos que estão ao seu redor.

Leiam esse artigo que fala especialmente da rotina de uma criança com lúpus na escola:

Fernanda Cavalcanti




quinta-feira, 25 de março de 2010

Para descontrair...

 Olha o susto!!!

Reações da vacina contra a Influenza A H1N1

Ontem tomei então, a vacina contra a gripe A. E não é que a danada causa algumas reações! Bom, pelo menos em mim está causando: cansaço, sonolência, dor no local da aplicação, cabeça doendo, mal-estar e até ânsia de vômito... "Arg!"  Desde a última madrugada que me sinto mal. Porém, segundo os médicos, algumas reações são esperadas de fato. Variando de acordo com a resposta imune de cada pessoa. E que das "65 milhões de pessoas que já foram vacinas no mundo, nenhuma apresentou sintomas adversos graves". Ufa! Ainda bem! Dêem uma olhada na íntegra a reportagem com a Superintende em Vigilância da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, Sandra Canuto.



Fernanda Cavalcanti

quarta-feira, 24 de março de 2010

O que faz você feliz?

Você já parou um pouquinho para saber o que te faz feliz? Parece até pergunta de comercial com fundo musical... "o que faz você feliz?!" Mas, vale uma reflexão. Porque às vezes, pelas circunstâncias da vida somos levados todos os dias a fazer, ou estar envolvidos em coisas que não nos agradam. Que vão contra nossas convicções. Tudo que vai de encontro com o que acreditamos e sentimos, nos trás um peso enorme. E consequentemente a infelicidade. O bom da vida é fazer o que se gosta, por mais simples, trivial que seja. Desde: passear na praia, andar descalço, dançar na chuva, tomar sorvete, dar risada sem motivo com os amigos... não importa. A vida é hoje, agora. O momento de ser feliz é este. Fazendo o que se gosta, e acredita de verdade. Recuperar o que há de mais bonito no ser humano: a capacidade de ser feliz!

Fernanda Cavalcanti

terça-feira, 23 de março de 2010

A Maturidade da Alma


 Texto simples, que contempla a necessidade de um constante exercício ao crescimento pessoal frente as situações que a vida nos apresenta:


"A Maturidade da Alma!




Compreender a necessidade do silêncio de uma pessoa!
Respeitar o espaço, preservando a privacidade.
Ter consciência de que somos todos Um, e ao mesmo tempo, individuais.


Calar um possível defeito do outro, compreendendo o momento, a situação!
Ajudar sem interferir, respeitando o processo evolutivo de cada um.
Ter a leveza no coração e relevar atitudes que não condizem com seus princípios, reconhecendo a importância do aprendizado.


O discernimento em questões pessoais, onde se sabe que o coletivo não resolve problemas, cabe a você a reflexão!
A educação... A gentileza que alguns esquecem em momentos de conflitos internos, despejando no outro a sua mágoa repentina.


O sorriso sincero, o bem querer, o respeito... A elegância do Comportamento revela a Maturidade da Alma!
Cultivando, praticando diariamente seus conhecimentos, contribui para o seu crescimento pessoal!
E a chave de todo progresso é o Amor!
Ame e pratique o amor... E observe as mudanças em sua vida!"


Fernanda Cavalcanti


DESCASO TOTAL- MAIS ATENÇÃO PREFEITO RICARDO COUTINHO

É um desabafo. 

Como todos sabem já fazem algumas semanas que começou a campanha de vacinação contra o vírus da gripe H1N1. Contudo, já está na segunda etapa, destinada as gestantes, crianças de zero a dois anos, pessoas portadoras de doenças crônicas e autoimunes, como o Lúpus. Aqui na nossa belíssima capital paraibana as vacinas estão "acontecendo", nos PSF's de cada bairro. Porém, não estão acontecendo como devem ser. Por exemplo, hoje me dirigi até a unidade de um PSF próximo a minha residência no bairro do Roger, por volta das 13h da tarde. Chegando lá, não tinha uma pessoa responsável de saúde que me aplicasse a vacina. Fui informada por um policial do município que ali estava, que a "pessoa" que fazia este trabalho só chegava depois das 14h. Então, para não dar outra viagem perdida (que foi o que aconteceu mais tarde...) perguntei até que horas poderia ir, para tomar a "bendita" e "almejada" vacina. E o mesmo disse que até às 16h30. "Tudo bem, então, paciência"! - pensei comigo mesma. Quando foi por volta das 15h50 saí da minha residência e mais uma vez me dirigi até o PSF. Chegando lá, encontro várias pessoas sentadas, e literalmente mesmo, sem fazerem nada. E me apresento para tomar a vacina. Daí, então, faltando ainda minutos para às 16h, sou informada que só poderia tomar a vacina no outro dia. Pois já tinham encerrado por aquela tarde.  E detalhe, se fosse no outro dia,  "que fosse só até às 15h50" - de acordo com uma das funcionárias, que ali estavam sentadas. Ora, sabemos que numa campanha de vacinação o horário geralmente segue um padrão, como por exemplo, das 08h às 17h sem até mesmo intervalo para o almoço. E como estas pessoas determinam por conta própria horário de fechada para almoço, e encerramento de um turno de expediente com menos de duas horas de trabalho? E ainda se recusam a aplicar a vacina em alguém, estando esta lá disponível? Prefeito Ricardo Coutinho, olhai a saúde do município de João Pessoa e o que estão fazendo os seus "conchavados" que lá dizem trabalhar. (Já que o senhor mesmo, permite que eles lá fiquem, excluindo assim, os concursados, como por exemplo, os que passaram no concurso para agente de saúde a quase três anos atrás.). Ao invés de estar se preocupando com alianças políticas "sujas" e "vergonhosas" só por ambição.


Fernanda Cavalcanti

segunda-feira, 22 de março de 2010

DIVULGUE SUA EXPERIÊNCIA - O BLOG ESTÁ ABERTO À VOCÊ

Olá, a todos os visitantes lúpicos ou não deste blog. Gostaria de fazer um convite especial a você que é portador de lúpus, ou que ama alguém que convive com o problema. Se você sente o desejo de partilhar sua experiência com outras pessoas, o blog está aberto para isto. Envie sua história para o e-mail: fefacavalcanti@hotmail.com. Que o seu relato será publicado. Faço este convite, porque percebo a cada dia o quanto é bom partilhar experiências. Mostrar que ser portador de uma doença, como o lúpus não é nenhum bicho de sete cabeças, se tivermos uma vida saudável não só de corpo, mas, sobretudo, de alma. Estar bem consigo mesmo. Fazendo o que gosta, o que faz feliz. E estar bem e feliz , é partilhar. Desejar ver o outro também feliz. 

Conte sua experiência ela pode ajudar muita gente.


 

Fernanda Cavalcanti

Combatendo uma nova crise

Uma boa qualidade de vida, depende do esforço e disciplina de cada um. Principalmente nós, que temos lúpus. Cuidado mais que redobrado... rsrsrsrsr... (Eu que o diga nos últimos tempos.). Deve ser um compromisso de amor com o nosso corpo e a nossa mente. Devemos estabelecer harmonia perfeita com tudo o que é bom, natural e sobretudo, que nos faça bem de verdade. Trago tópicos de combate as crises:

"* Aprenda como descobrir quando os ataques dos sintomas estão vindo.

* Visite o médico regularmente.

* Mantenha a vida equilibrada ao estabelecer metas e prioridades realistas.

* Limite o tempo que gasta sob o sol e luz fluorescente ou halógena.

* Mantenha uma dieta saudável.

* Tenha sono e descanso suficientes.

* Exercite-se moderadamente com o consentimento médico e quando estiver bem para isso.

* Desenvolva uma sistema de apoio com pessoas que confia e pode pedir ajuda.

* Controle seu ritmo. Pessoas com lupus têm energia limitada e devem administrar isso com sabedoria. A maioria das pessoas com lupus sente-se muito melhor quando tem descanso suficiente e evita pegar muito trabalho ou afazeres domésticos. Preste atenção no seu corpo e diminua o ritmo antes de ficar cansado.

* Reduza o estresse. Exercitar com o consentimento médico, encontrar formas de relaxar e manter-se envolvido em atividades sociais que gosta pode reduzir o estresse.

* Obtenha apoio. Seja aberto sobre seus sentimentos e necessidades com a família amigos próximos. Eles podem ajuda-lo a ver que não está sozinho.

* Converse com seu médico. Os sintomas do lupus e alguns medicamentos podem ocasionar sentimentos de depressão. Não tenha medo de conversar com seu médico sobre esses sentimentos.

* Aprenda sobre o lupus. Pessoas que são bem informadas e envolvidas nos seus cuidados próprios têm menos dor, sentem-se melhor consigo mesmas, e mantêm-se mais ativas.".


Fernanda Cavalcanti

Sinais de uma possível crise do Lúpus

Claro, que nem todas as pessoas que tem lúpus, apresentam totalmente os mesmos sintomas em uma crise. Variando de acordo com organismo de cada um. Mas, devemos estar atentos a alguns sinais que poderão estar antecendo uma nova crise. E antes que o fogo se espalhe, procurar sanar as possíveis causas. Eis alguns sinais que merecem atenção:

"* Sentir-se mais cansado.
* Dor.
* Rachaduras na pele.
* Febre.
* Dor estomacal.
* Dor de cabeça forte.".


Fernanda Cavalcanti

sábado, 20 de março de 2010

sexta-feira, 19 de março de 2010

Cortisol alto: STRESS

Nosso corpo por meio das supra-renais, fabrica o cortisol necessário ao funcionamento ordenado do metabolismo. O cortisol também é um hormônio que quando nos encontramos em situação de grande perigo, ou stress, é liberado juntamente com a adrenalina. Para tanto, se este hormônio ficar sendo liberado constantemente, não é legal para uma boa qualidade de vida. Uma vez que os mesmos destrõem tecidos musculares, abaixam a imunidade, causam osteoporose e outras coisas mais. E sem falar que em dosagens altas no organismo provocam ansiedade, e consequentemente depressão. Por isso, faz-se necessário um controle do nível de cortisol no organismo, sobretudo, as pessoas que tomam doses elevadas de corticóides para tratamentos como o Lúpus, que nada mais são do que o cortisol em forma sintética, chegando a sua quantidade no organismo serem cinco vezes mais que o natural. Vale para isso, criar hábitos a diminuição e controle desse vilão. Veja algumas dicas do médico especialista em stress, Allen Elkin:

"- Respire corretamente usando o diafragma;
- Faça breves pausas de 10 minutos no trabalho. Quando se sentir tenso, pare por alguns minutos e faça uma massagem relaxante em si mesmo;
-Faça 15 minutos por dia de exercícios de relaxamento, como meditação, por exemplo;
- Preocupe-se com sua alimentação. Evite ingerir alimentos ricos em gordura e também aqueles que excitam o sistema nervoso (como café, chá preto e refrigerantes à base de cola);
- Não dependa de sua memória. Escreva tudo que você tem a fazer, o dia em que suas contas vencem e todos os compromissos numa agenda.
- Organize-se! Deixe seu quarto ou local de trabalho em ordem de modo que você saiba exatamente onde as coisas estão.
- Prepare-se para o dia seguinte na noite anterior. Faça uma lista das coisas que precisa fazer, separe a roupa que vai usar, tire do freezer o que vai precisar, coloque em ordem os pagamentos que vencem naquela data.
 - Deixe 15 minutos de tempo extra para chegar aos seus compromissos.
- Exercite-se ou caminhe pelo menos 30 minutos por dia.
- Aprenda a dizer não e recuse projetos e convites sociais para os quais você não tem energia.
- Faça amizades com pessoas despreocupadas e pacientes. O stress é contagioso!
- Todos os dias faça algo que realmente ama fazer.
- Tenha uma atitude misericordiosa com as pessoas e pense positivamente.". (Fonte)


Fernanda Cavalcanti

quinta-feira, 18 de março de 2010

OS RISCOS EM RETIRAR O CORTICÓIDE DE UMA VEZ

Ao tratamento do lúpus, na grande parte dos casos, como o meu por exemplo, faz-se necessário o uso de corticóide, que na verdade o nosso organismo já o produz por meio das nossas glândulas supra-renais, que produzem um hormônio necessário ao metabolismo, o cortisol. O corticóide que tomamos é este hormônio na forma sintética. Se o tomamos, por bom tempo, e principlamente em doses elevadas, podem causar diversos efeitos colaterais. Efeitos não só de "rosto de bolachinha", entre outros. Porém, o perigo mesmo está em suspendê-lo de uma hora para a outra. Pois, o uso prolongado faz com que nossas supra-renais parem de produzir o cortisol natural, já que está sendo tomado na forma sintética. E faltando o cortisol, ocorre um desequilíbrio terrível ao organismo. Resultando em uma insuficiência supra-renal, podendo gerar um choque circulatório, coma e até mesmo o óbito. Por isso, a "desmamada" do corticóide deve ser gradual. E sempre por meio do acompanhamento médico.

Fernanda Cavalcanti


Leia o artigo do Dr. Pedro Pinheiro: "Indicações dos efeitos da Prednisona e Corticóides"


quarta-feira, 17 de março de 2010

Alimentação saudável para portadores de lúpus


O lúpus é uma doença ainda de origem desconhecida. Provocada pela desarmonia do sistema imunológico. Para tanto, já se sabe, que se pode ter boa saúde e equilíbrio, mesmo sendo portador da doença. Um tratamento médico aliado a uma alimentação saudável e bons hábitos de combate ao stress são essenciais. Por isso trago a vocês alguns cuidados nutricionais prescrito pelas nutricionistas Mariana Braga Neves e Paula Silva Amora que nós lúpicos devemos ter com a nossa alimentação:

"- evitar alimentos enlatados, ricos em conversantes e industrializados. Dar preferência aos alimentos naturais; - aumentar o consumo de frutas e hortaliças;
- evitar doce e diminuir o açúcar simples. Aproveitar o sabor natural dos alimentos;
- preferir alimentos integrais (arroz, pão); evitar gordura trans e gordura saturada;
- diminuir o consumo de embutidos e alimentos condimentados (caldos prontos, molhos, salsicha, presunto, pastas de alho com sal).

    Os alimentos com propriedades funcionais, ou seja, aqueles que além da função básica de nutrir também previnem doenças, amenizam sintomas e melhoram a saúde, são excelentes alternativas para o portador do Lúpus. Muitos auxiliam nossas reservas e combatem os radicais livres. Assim, são indicados:


    - cenoura, abóbora, tomate, melancia: ricos em carotenóides;
    - alho: rico em alicina;
    - frutas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas): são ricas em óleos vegetais, vitamina E e selênio (castanha do Pará).
    - acerola, laranja e outras frutas cítricas: ricas em “Vitamina C”.

      Melhorar o sistema imune também é possível com uma alimentação equilibrada e fundamental para o controle do Lúpus. Nesta linha de trabalho o nutricionista pode prescrever alimentos ricos em ômega 3 e em probióticos, como os leites fermentados e os iogurtes. Caso o portador tenha dificuldade em consumir este tipo de alimento, é possível a manipulação, em cápsula ou sachês de Lactobacillus, sempre com prescrição personalizada. Todo o trabalho nutricional deve ser personalizado para que o portador tenha em mãos um plano alimentar eficaz e seguro".

      terça-feira, 16 de março de 2010

      Supere-se

       Este outro vídeo fala de "superação" de maneira clara, e que nos impulsiona a sairmos de nosso comodismo diante de situações que a vida nos revela. Nos convida a ultrapassar a fina camada das nossas limitações. Já que, "quem tem um porquê enfrenta qualquer como". (Viktor Frankl)

      O Menestrel (William Shakespeare) - Belíssima interpretação de Moacir Reis

       Texto profundo de Shakespeare, aliado a excelente performance de Moacir Reis. Vale a pena assistir e refletir:



      Artigo: Estamos com fome de amor - Arnaldo Jabor

      Hoje, recebi um e-mail de uma grande amiga, contendo um artigo de Arnaldo Jabor, o qual particularmente admiro muito. Fala de algo umtanto batido, por assim dizer: "falado demais". Porém, atual. Trata de como as coisas estão se tornando sem importância. Principalmente, na maneira como boa parte da sociedade de hoje está tratando o relacionamento entre homem e mulher. E como consequência a perda de muitos valores humanos. Com isso, surge a carência individual de coisas que parecem pequenas e insignificantes, contudo, essenciais a construção de uma relação a dois saudável e duradoura.

      "Estamos com fome de amor!


      Arnaldo Jabor
      O que temos visto por ai ???
      Baladas recheadas de garotas lindas, com roupas cada vez mais micros e transparentes.
      Com suas danças e poses em closes ginecológicos, cada vez mais siliconadas, corpos esculpidos por cirurgias plasticas, como se fossem ao supermercado e pedissem o corte como se quer... mas???
      Chegam sozinhas e saem sozinhas...
      Empresários, advogados, engenheiros, analistas, e outros mais que estudaram, estudaram, trabalharam, alcançaram sucesso profissional e, sozinhos...
      Tem mulher contratando homem para dançar com elas em bailes, os novíssimos "personal dancer", incrível.
      E não é só sexo não!
      Se fosse, era resolvido fácil, alguém dúvida?
      Sexo se encontra nos classificados, nas esquinas, em qualquer lugar, mas apenas sexo!
      Estamos é com carência de passear de mãos dadas, dar e receber carinho, sem necessariamente, ter que depois mostrar performances dignas de um atleta olímpico na cama ... sexo de academia . . .
      Fazer um jantar pra quem você gosta e depois saber que vão "apenas" dormir abraçadinhos,
      sem se preocuparem com as posições cabalisticas...
      Sabe essas coisas simples, que perdemos nessa marcha de uma evolução cega.
      Pode fazer tudo, desde que não interrompa a carreira, a produção...
      Tornamo-nos máquinas, e agora estamos desesperados por não saber como voltar a "sentir", só isso, algo tão simples que a cada dia fica tão distante de nós...
      Quem duvida do que estou dizendo, dá uma olhada nos sites de relacionamentos "ORKUT", "PAR-PERFEITO" e tantos outros, veja o número de comunidades como: "Quero um amor pra vida toda!", "Eu sou pra casar!" até a desesperançada "Nasci pra viver sozinho!"
      Unindo milhares, ou melhor, milhões de solitários, em meio a uma multidão de rostos cada vez mais estranhos, plásticos, quase etéreos e inacessíveis, se olharmos as fotos de antigamente, pode ter certeza de que não são as mesmas pessoas, mulheres lindas se plastificando, se mutilando em nome da tal "beleza"...
      Vivemos cada vez mais tempo, retardamos o envelhecimento, e percebemos a cada dia mulheres e homens  com cara de bonecas, sem rugas, sorriso preso e cada vez  mais sozinhos...
      Sei que estou parecendo o solteirão infeliz, mas pelo contrário...
      Pra chegar a escrever essas bobagens?? (mais que verdadeiras) é preciso ter a coragem de encarar os fantasmas de frente e aceitar essa verdade de cara limpa...
      Todo mundo quer ter alguém ao seu lado, mas hoje em dia isso é julgado como feio, démodê, brega, familias preconceituosas...
      Alô gente!!! Felicidade, amor, todas essas emoções fazem-nos parecer ridículos, abobalhados...
      Mas e daí?  Seja ridículo, mas seja feliz e não seja frustrado...
      "Pague mico", saia gritando e falando o que sente, demonstre amor...
      Você vai descobrir mais cedo ou mais tarde que o tempo pra ser feliz é curto, e cada instante que vai embora não volta mais...
      Perceba aquela pessoa que passou hoje por você na rua, talvez nunca mais volte a vê-la, ou talvez a pessoa que nada tem haver com o que imaginou mas que pode ser a mulher da sua vida...
      E, quem sabe ali estivesse a oportunidade de um sorriso a dois...
      Quem disse que ser adulto é ser ranzinza ?
      Um ditado tibetano diz: "Se um problema é grande demais, não pense nele...  E, se ele é pequeno demais, pra quê pensar nele?"
      Dá pra ser um homem de negócios e tomar iogurte com o dedo, assistir desenho animado, rir de bobagens e ou ser um profissional de sucesso, que adora rir de si mesmo por ser estabanado...
      O que realmente, não dá é para continuarmos achando que viver é out... ou in...
      Que o vento não pode desmanchar o nosso cabelo, que temos que querer a nossa mulher 24 horas, maquiada, e que ela tenha que ter o corpo das frutas tão em moda, na TV, e também na playboy e nos banheiros, eu duvido que nós homens queiramos uma mulher assim para viver ao nosso lado, para ser a mãe dos nossos filhos, gostamos sim de olhar, e imaginar a gostosa, mas é só isso, as mulheres inteligentes entendem e compreendem isso.
      Queira do seu lado a mulher inteligente: "Vamos ter bons e maus momentos e uma hora ou outra, um dos dois, ou quem sabe os dois, vão querer pular fora, mas se eu não pedir que fique comigo, tenho certeza de que vou me arrepender pelo resto da vida"...
      Porque ter medo de dizer isso, porque ter medo de dizer: "amo você", "fica comigo", então não se importe com a opinião dos outros, seja feliz!
      Antes ser idiota para as pessoas que infeliz para si mesmo!"


      segunda-feira, 15 de março de 2010

      Rosto de bolachinha

      Ainda pouco estava dando uma olhada em uma comunidade do orkut da qual faço parte, que como este blog é um espaço destinado aos portadores de lúpus e as pessoas que os amam. Então, lá havia um fórum muito interessante e até engraçado. Entitulado se não estou enganada de "rosto de bolachinha". Rsrsrsrsr... isso porque quando a pessoa começa a tomar doses altas de corticóides, especialmente. Com o passar dos dias vai ficando com o rosto inchado. Para quem já passou por esta experiência, como já passei, e estou passando novamente, sabe muito bem do que estou falando. O rosto fica de uma "bolachinha" mesmo. Mas, o bom é saber que isso passa! Assim que diminue as dosagens do "bendito" corticóide. Pode ter certeza! Rsrsrsr...





      Fernanda Cavalcanti

      ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA SUPERANDO O LÚPUS

      Em pesquisas sobre o lúpus, descobri um site excelente. Pertencente a "Associação Brasileira Superando o Lúpus". Vejam só a missão, visão e valores desse grupo:

      "MISSÃO
      A Associação Brasileira Superando o Lúpus é uma associação filantrópica sem fins lucrativos, com a missão de informar, sensibilizar, educar, orientar e apoiar através de informações a sociedade para garantir a detecção precoce e diminuição do sofrimento das pessoas portadoras de Lúpus. Promovendo o bem estar aos seus associados, contribuindo para proporcionar ao associado equilíbrio para suas atitudes no seu modo de viver, criando para si um ambiente mais tranquilo e equilibrado, gerando assim uma melhor qualidade de vida aos portadores de Lúpus, bem como para quem os acompanham.

      VISÃO
      Ser facilitadora na elaboração de políticas públicas para o Lúpus a fim de garantir acesso ao tratamento, a medicação e à melhor assistência no Brasil, bem como educar a população brasileira a respeito de hábitos saudáveis, contribuindo para o controle e superação da doença. Trabalhando sempre para aprender, servir e cooperar, estimulando o lado positivo da vida, ajudando sem distinção.

      VALORES
      Acolhimento, enfrentamento, otimismo, comprometimento, cooperação, ética, transparência, honestidade, dedicação, competência, inovação, qualidade, criatividade, respeito, igualdade, democracia, cidadania, liberdade de opinião e expressão, direitos humanos, alegria, amizade e amor".

      Confira:

      http://www.superandolupus.com.br/


      Fonte

      domingo, 14 de março de 2010

      A melhor coisa é produzir...

      A melhor coisa a fazer quando se está passando por um momento árido é produzir. Fazer tudo aquilo que se gosta de maneira saudável. Ler um bom livro, escrever, trabalhar com artes e outros. Ou seja, ocupar a mente. Não se permitir ficar ansioso e angustiado. Tem dias que realmente parece difícil demais não se sentir assim. Mas todo esforço é válido. É o exercício de acreditar que se pode mais. Acreditando que nascemos para estarmos bem e felizes em toda a nossa integralidade, física e mental. Valendo com isso lembrar, que já foi comprovado que a cura dos males do corpo está intrisecamente ligado ao controle e bem-estar da mente. Então, vale a pena cuidar e higienizar os tipos de pensamentos que permeiam o nosso cérebro. E por que não produzir?!


      Fernanda Cavalcanti

      sábado, 13 de março de 2010

      Lição de Superação

      O mérito do crescimento está nas batalhas que vencemos ao longo da vida. Nada nos vem de maneira que não possamos superar. Apresento um exemplo de superação, e uma forma de encarar a doença, como o câncer, como meio de crescer e ser feliz. Assim, trás o livro: "Viver Feliz com Câncer" da professora da Universidade Federal da Paraíba, Elisa Gonçalves, que conta como o câncer de mama, "transformou seu modo de encarar a vida e ser feliz". E a renda obtida com a venda do livro, será doada a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

      Segue na íntegra, entrevista da Drª Elisa Gonçalves a respeito da sua obra:



      O livro em João Pessoa está sendo vendido na livraria Almeida do Shopping Sul. E para quem reside em outras localidades, que desejam adquirí-lo, poderão entrar em contato com a autora através do site:

      elisa@educacaobiocentrica.com.br

      quinta-feira, 11 de março de 2010

      A Elegância do Comportamento


      Belíssimo! Vale a pena ler e refletir, e, sobretudo, por que não refletir, sobre nosso comportamento diante das inúmeras situações que a vida nos apresenta?!

      "Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que,
      talvez por isso, esteja cada vez mais rara:
      a elegância do comportamento.

      É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres
      e que abrange bem mais do que dizer
      um simples obrigado diante de uma gentileza.

      É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã
      até a hora de dormir e que
      se manifestanas situações mais prosaicas,
      quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto.

      É uma elegância desobrigada.

      É possível detectá-la
      nas pessoas que elogiam mais do que criticam.
      Nas pessoas que escutam mais do que falam.
      E quando falam, passam longe da fofoca,
      das maldades ampliadas no boca a boca.

      É possível detectá-las
      nas pessoas que não usam um tom superior de voz.
      Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores
      porque não sentem prazer em humilhar os outros.

      É possível detectá-la em pessoas pontuais.

      Elegante é quem
      demonstra interesse por assuntos que desconhece,
      é quem cumpre o que promete e,
      ao receber uma ligação, não recomenda à secretária
      que pergunte antes quem está falando e só depois
      manda dizer se está ou não está.

      É elegante não ficar espaçoso demais.
      É elegante não mudar seu estilo
      apenas para se adaptar ao de outro.


      É muito elegante
      não falar de dinheiro em bate-papos informais.
      É elegante retribuir carinho e solidariedade.

      Sobrenome, jóias, e nariz empinado
      não substituem a elegância do gesto.

      Não há livro que
      ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo,
      a estar nele de uma forma não arrogante.

      Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural
      através da observação, mas tentar imitá-la é improdutivo.

      Educação enferruja por falta de uso.
      "LEMBRE-SE de que colheremos,
      infalivelmente aquilo que houvermos semeado.

      Se estamos sofrendo,
      é porque estamos colhendo
      os frutos amargos das sementeiras errôneas.

      Fique alerta quanto ao momento presente.

      Plante apenas sementes de sinceridade e de amor,
      para colher amanhã os frutos doces da alegria e da felicidade.

      Cada um colhe, exatamente, aquilo que plantou."


      quarta-feira, 10 de março de 2010

      Vida

      Vida... viver! O que é a vida? Será unicamente "nascer, crescer, reproduzir e morrer"? Faz parte. Mas entre esses quatro pontos cruciais a sobrevivência de qualquer espécie, o ser humano necessita sentir a vida em sua forma mais extraordinária... o prazer em viver. Saber que faz parte do conjunto que integra todo um complexo de sensações que permitem uma pessoa estar viva. Não falo estar vivo por estar, ou seja, ter as funções vitais em atividade. Falo em ter o sentido de viver. Já vi "pessoas zumbis". Que vivem perambulando sem sentido, sem rumo. Presas ao vício, paranóia e letargia. Que se esqueceram de olhar para si mesmas, e observar a beleza em não simplesmente estar vivo, mas em ter vida.


      Fernanda Cavalcanti

      A arte de não adoecer

       Texto muito interessante do Dr. Dráuzio Varela àqueles que almejam uma vida emocionalmente saudável:


      "Se não quiser adoecer...
      ...Fale de Seus Sentimentos.

      Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos “segredos”, nossos erros... O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia!

      Se não quiser adoecer...
      ...Tome Decisões.

      A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

      Se não quiser adoecer...
      ...Busque Soluções.
                
      Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

      Se não quiser adoecer...
      ...Não Viva de Aparências.
                 
      Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.


      Se não quiser adoecer...
      ...Aceite-se.
           A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável.Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.


      Se não quiser adoecer...
      ...Confie.
           Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus. Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.


      Se não quiser adoecer...
      ...Não Viva Sempre Triste.
                 
      O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. "O bom humor nos salva das mãos do doutor". Alegria é saúde e terapia!".

      Dr. Dráuzio Varela

      Fonte:

      terça-feira, 9 de março de 2010

      Confiança... acreditar

      Confiança... acreditar. Acreditar em algo que está perto, ou não. Acreditar no que humanamente é impossível até mesmo de conceituar. Parar, olhar no escondido do que está lá dentro da alma. De onde ao passo que se exerce o "acreditar", surge a confiança. Confiança em uma força maior que qualquer coisa que ao menos se tente imaginar. Força que está dentro, bem lá dentro de nós. Esperando o tempo todo por nós. Que não pede nada em troca, a não ser a nossa confiança. Essa força é Deus! Um Deus único, próximo, muito próximo. Que preenche o vazio, que a falta de confiança trás. Assim disse Santo Agostinho: "O tamanho do vazio do homem é o tamanho de Deus". Colocar por terra a miséria humana do "não confiar", "do não amar", e ainda do "não se deixar amar" é mais que necessário, e permitir um encontro de total unidade com esse Deus que não exige nada mais que simplesmente o nosso confiar.

       Fernanda Cavalcanti

      TRATAMENTO

      Segue algumas linhas sobre "Tratamento" para pessoas com Lúpus. Estas a seguir são retiradas de um site especializado no caso. Aqui estarão sendo abordados pontos interessantes a quem convive com a doença. E ainda, os medicamentos utilizados em tratamentos contra o Lúpus. Vale a pena conferir:


      "Em qualquer tratamento de uma doença, individualizado e prolongado, é preciso desenvolver um ambiente de confiança e honestidade entre o médico e o paciente, a partir de um diálogo franco e aberto. É preciso obter todas as informações sobre o Lupus e os recursos da medicina atual para tratar e controlar suas manifestações.

      Não há um remédio para o Lupus que funcione da mesma forma como um antibiótico funciona para acabar com uma infecção. O tratamento do LES engloba uma série de medidas, entre medicamentos e normas para que se viva bem.


      Sol
      Os pacientes com fotossensibilidade ou manchas, devem evitar a exposição ao sol, fazendo sempre o uso de filtros solares.

      Dieta
      Sabe-se que, quando os pacientes usam corticosteróides, a retenção de água no organismo acontece provocando inchaços, devendo-se então diminuir o sal na dieta normal. Quando o peso está acima do normal, deve-se reduzir calorias.
      Há estudos sobre a eficácia de óleo de peixe na redução de inflamação. Além disso, cientistas suspeitam que o aminoácido l-canavanina presente na alfafa, provoca sintomas de Lupus, o que foi comprovado em pesquisas com macacos. Deve-se então evitá-la.

      Drogas, Álcool e Fumo

      Sulfas, anticoncepcionais orais e penicilinas podem disparar a doença e devem ser evitados. O álcool e o fumo são prejudiciais a qualquer pessoa, mas no caso de LES deve-se principalmente evitar a interação do álcool com sedativos e antialérgicos, e do fumo no caso de acometimento pulmonar.


      Exercícios e Repouso As articulações tem estruturas que devem ser bem cuidadas. Quando inflamadas precisam de períodos de repouso intercalados com os de atividade, evitando-se lesões. Também deve-se dar atenção à postura e posições de trabalho e lazer. Por isso, exercícios regulares podem ajudar a prevenir fraqueza muscular e fadiga.


      Medicamentos Não existem programas de tratamento iguais para todos os pacientes. Considera-se o grau de evolução da doença bem como as queixas de cada paciente. Muitas vezes são utilizados vários remédios ao mesmo tempo para controlar os sintomas.

      Corticosteróides - são hormônios sintéticos, cópia do hormônio cortisona produzido pela glândula supra-renal, extremamente potentes contra a inflamação. Mas apresentam efeitos colaterais em dosagens altas como ganho de peso, "inchaço", espinhas, pressão alta, catarata, devendo então ser usados com precaução e unicamente através de indicação médica. Os mais comuns são: prednisona, prednisolona, hidrocortisona, entre outros.


      Antiinflamatórios não-esteróides - alguns sintomas como fadiga, febre e artrite podem ser tratados eficientemente com não-esteróides. Não apresentam os efeitos colaterais dos esteróides, mas registra-se a intolerância do estômago. O mais antigo é a aspirina.


      Antimaláricos - são muito úteis para o controle da artrite e problemas de pele, usados também contra a malária. O maior problema com o seu uso se refere à visão, devendo-se estar atento à acuidade visual, o que sugere exames de controle junto ao oftalmologista. Os antimaláricos usados são cloroquina e hidroxicloroquina.
      Imunossupressores - são usados para diminuir a ação do sistema imune, existindo controvérsias sobre o seu uso em função de grandes efeitos colaterais. É preciso avaliar muito seriamente os benefícios e riscos associados a este tratamento".

      Fonte:

      segunda-feira, 8 de março de 2010

      O que está bem ao alcance das mãos?! ... O SIMPLES!

       Frear abruptamente! Foi exatamente o que tive que fazer na minha vida. Em tudo. Principalmente, eu mesma. Nossa, como foi e é difícil. Controlar os próprios impulsos, e, sobretudo, o orgulho em ter que parar projetos praticamente concluídos. Dias e semanas de briga mesmo, comigo. Ao passo, de ter que disfazer em parte de tais projetos, pude então perceber que para tudo existe um tempo. E esse tempo agora, está sendo necessário a olhar para mim. Olhar "o simples". Valorizar por exemplo, as pessoas que se preocupam e sempre se preocuparam comigo de verdade. Digo em relação ao Lúpus mesmo, que convivo a dez anos. Estar mais em casa com a família. Olhar para mim, e aprender a me amar de verdade, ao cuidar de mim. Em querer ficar bem. Evitar tudo que me faz mal. Ter ao alcance das minhas mãos o que me faz bem, que é o simples da vida. Repito: é difícil! Ainda não está sendo fácil. É uma luta diária, aprender a viver com certas privações. Organizar a vida, ou melhor, reorganizar agora a mente, especialmente, e projetos de vida de acordo com a realidade não de quem é "doente", mas de quem convive com "o especial", em poder aos poucos transformar o "deserto da vida em um oásis".


      Fernanda Cavalcanti

      sexta-feira, 5 de março de 2010

      Paciência... definição na prática

      Adaptação, paciência, momentos de conflito, e mais paciência. Assim, é que se caminha. Para uma pessoa que tem pavor em ficar sem fazer nada, é terrível. Sabe aqueles dias que o jeito é ficar em casa mesmo?!Ou fica, ou quem sabe piora. Tenho a mente hiper acelerada, não consigo parar. E de repente, ter que agora de verdade adaptar a vida, não é fácil. Ainda me sinto extremamente cansada, poxa vida! Parece que tudo que faço, me cansa. Com tanto pique e animação que sempre tive. Não falo cansada mentalmente, mas fisicamente mesmo. Porém, de acordo com o médico, isso faz parte do tratamento que ainda está regado de altas doses medicamentosas. O jeito então, é ter paciência. Estou a duras penas aprendendo a me freiar. Quem diria?! Aprendendo a ter paciência. Que segundo o dicionário Aurélio, trata-se de "virtude que consiste em suportar as dores, incômodos, infortúnios, etc., sem queixas e com resignação.". Bom, acho que não preciso dizer mais nada em relação a esta definição. Agora de uma coisa tenho certeza: estou vivenciando a "paciência". Entre lágrimas e vitórias, estou! Baixos e altos, certezas e incertezas.?!.. normal ao longo das 24 horas do meu dia. Estou aprendendo sobretudo, a dar mais valor ao que é simples e que posso tocar... fruto já então, da paciência. Mas, sobre isso depois eu conto.


      Fernanda Cavalcanti

      quinta-feira, 4 de março de 2010

      Causas

      Porque o sistema imunológico de uma pessoa que tem Lupus se perde deixando de reconhecer constituintes do seu próprio corpo, passando a atacá-los como se fossem estranhos? Ainda não temos a resposta, mas evidências.

      Imunidade
      O sistema imune é regulado por uma combinação de células brancas do sangue e por algumas substâncias solúveis produzidas por elas. Existem basicamente 3 tipos destas células envolvidas no controle da resposta imune: linfócito B (produtores de anticorpos), linfócito T e o macrófago (reguladores da produção). Os linfócitos T, que estimulam a produção de anticorpos são chamados T auxiliadores, e os que reprimem a produção são chamados de T supressores.

      Normalmente, o sistema imune tolera seu próprio organismo, não produzindo excessivamente anticorpos contra seu corpo. O que diferencia o paciente de LES é a enorme quantidade de auto-anticorpos dirigida contra seus constituintes próprios. Alguns estudos mostram que nos pacientes de Lupus, ocorre uma diminuição da atuação do linfócito T supressor, ou mesmo uma intensa estimulação de produção de linfócito T auxiliadores.

      Genética
      Alguns cientistas acreditam em uma predisposição genética à doença, mas ainda não se conhece os genes causadores. Apenas 10% dos pacientes de LES tem parentes próximos que desenvolveram a doença. E as estatísticas mostram que apenas 5% de crianças de pais que tem Lupus desenvolvem a doença.

      Hormônio
      90% dos pacientes de Lupus são mulheres, entre 15 e 40 anos de idade. Por isso, o Lupus parece ter alguma associação com o estrógeno, um hormônio produzido pelas mulheres em seus anos reprodutivos.

      Experiências com camundongos revelaram que o estrógeno tem um efeito acelerador da doença. Fêmeas que tiveram seus ovários retirados antes da puberdade, e que receberam altas doses de hormônio masculino, tiveram a doença menos intensa. E aqueles que receberam altas doses de estrógeno, tiveram a doença exacerbada. Os estrógenos provavelmente aumentam a produção de anticorpo anti-DNA, dentre outras consequências.

      Stress
      O stress é comprovadamente um disparador do LES. Os cientistas pesquisam a possibilidade da adrenalina ou cortisona influenciarem o desenvolvimento da doença.

      Luz Ultravioleta
      Cerca de 30 a 40% dos pacientes de Lupus apresentam sensibilidade ao componente ultravioleta vindo da luz solar ou artificial, em função de:
      - alteração no DNA estimulando a produção anormal de anticorpos contra ele;
      - células da pele (queratinócitos) quando expostas à luz ultravioleta estimulam os linfócitos a produzirem anticorpos;
      - a luz UV dificulta a retirada dos imunocomplexos da circulação, que podem se depositar em alguns tecidos provocando inflamação.

      Vírus
      É possível que linfócitos B sejam infectados por vírus e provoquem a produção de anticorpos em pacientes susceptíveis.

      Substâncias Químicas
      Alguns remédios como procainamida (para distúrbios do coração), hidrazida (para tuberculose), difenilhidantoína (para epilepsia), hidralazina (para pressão alta), podem produzir um conjunto de sintomas semelhante ao LES em pacientes predispostos. Descobriu-se que os pacientes demoram mais para metabolizar essas drogas, bastando a suspensão do uso para a regressão dos sintomas.



      Fonte

      O que é Lúpus

      O Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença crônica de causa desconhecida, onde acontecem alterações fundamentais no sistema imunológico da pessoa, atingindo predominantemente mulheres. O sistema imunológico é uma rede complexa de órgãos, tecidos, células e substâncias encontradas na circulação sanguínea, que agem em conjunto para nos proteger de agentes estranhos.

      Uma pessoa que tem LES, desenvolve anticorpos que reagem contra as suas células normais, podendo consequentemente afetar a pele, as articulações, rins e outros órgãos. Ou seja, a pessoa se torna "alérgica" a ela mesma, o que caracteriza o LES como uma doença auto-imune.

      Mas não é uma doença contagiosa, infecciosa ou maligna. A maioria dos casos de LES ocorre esporadicamente, indicando que fatores genéticos e ambientais tem um papel importante na doença.

      O Lupus varia enormemente de um paciente para outro, de casos simples que exigem intervenções médicas mínimas, à casos significativos com danos à órgãos vitais como pulmão, coração, rim e cérebro. A doença é caracterizada por períodos de atividade intercaladas por períodos de remissão que podem durar semanas, meses ou anos. Alguns pacientes nunca desenvolvem complicações severas.




      Fonte

      Tem Calma... REFLITA!

      Tem Calma

      Tem calma contigo mesmo e olha onde vais.
      Espera um minuto, pensa no que farás.
      No meio da tormenta é duro navegar,
      E uma escolha incerta pode caro custar.
      Nem todo mal momento te faz fracassar,
      E em caminhos de pedras haverás de passar.
      Pois nem tudo na vida é como a gente quer,
      Mesmo em sombras na terra o sol brilha no céu.
      Segue adiante, sem olhar atrás,
      Vive cada dia e nada mais,
      E o que vier tu vencerás.
      Só Tu tens a chave, abres ou fecharás.
      Tem calma na vida o jogo é de verdade.
      Pra ganhar a partida vai com força e coragem.
      São as regras do jogo é bom sempre lembrar.
      Diante dos desafios é preciso tentar.
      Tu és precioso, acredite ou não.
      Mas o amor tem sua casa nos terrenos da dor,
      E assim o como ouro, pelo fogo vais passar,
      E o que tens de melhor o fogo vai revelar.
      Ainda que chores, tu vencerás,
      Só aquele que perde sabe também ganhar.
      Segue adiante, sem olhar atrás,
      Vive cada dia e nada mais,
      E o que vier tu vencerás.
      Só tu tens a chave, abres ou fecharás.
      Tem calma...


      Pe. Fábio de Melo

      FACA DE DOIS GUMES: MELHORA X REAÇÕES

      Incrivelmente, menos de duas horas depois que tomei 40 mg de corticóide de uma vez, minha febre cedeu e não voltou mais (até hoje). E a noite antes de dormir mais 20 mg. E sem falar nos outros remédios. Já conseguia  me levantar, e até ter disposição para andar. Mas, eis que começam a surgir as primeiras reações: dores estomacais pelo excesso de medicação, aftas e indisposição. Passando os dias, as semanas, exames (agora com as taxas relativamente mais baixas), entretanto, continuando com a dosagem principalmente de corticóide ainda nos 40 mg/ao dia, começo a sentir um cansaço excessivo. Acompanhado de cãimbras pelo corpo, até mesmo no pescoço. Quedas de pressão, tremedeiras nas mãos e noites praticamente sem dormir. Que segundo a bula do próprio remédio e o meu médico, são reações esperadas das altas dosagens de corticóide . Ah! Sem esquecer das angústias e desânimos repentinos, que de acordo com a "bula" também fazem parte. Da semana passada pra cá, baixou 10mg, agora estou tomando 30 mg/ao dia. E assim seguirei com esta dosagem até o final do mês.


      Fernanda Cavalcanti

      Outra... crise!

      Dez anos passados, nenhum sintoma aparente. O ano de 2009, bastante corrido. Muitos desafios. Adoro isso! Melhor que estar parada. Contudo, desafios acompanhados de uma certa dose excessiva de stress, preocupações, cobranças, tensões e sem nenhum cuidado em relação ao Sol. Será que valeu?! Só sei que chegou 2010. Desde o final de dezembro de 2009, percebi uma ocorrência maior de dores de cabeça, mas, daí então, normal. Sempre tive crises de enxaqueca mesmo. Até que no meio de janeiro, exatamente no dia 18, começaram as febres. Febres sem hora, e que pouco ou nunca cedia com antitérmicos. Caramba! Estava retornando ao trabalho. Mas, não tinha nenhuma condição nem mesmo de sair da cama. Como na primeira crise, imaginei de tudo: virose, crise de amídalas, ou qualquer coisa do tipo. Até que no terceiro dia, por força da circunstância procurei meu médico (o do Lúpus), ele mesmo! Que repetiu uma sequencia de exames, que não faziam quinze dias que eu os tinha feito, e como sempre tudo dentro da média de quem tem a doença sob controle. Dois dias depois sai o resultado, e caio de cara no chão (literalmente) de verdade. Recebo a notícia que não queria receber: "VOCÊ ESTÁ EM CRISE NOVAMENTE. TALVEZ, SEJA NECESSÁRIA UMA INTERNAÇÃO" - assim disse o médico. Caí em prantos, morri por dentro. Parecia que estava entrando num pesadelo. Supliquei para não ser internada. Recebi um prazo então, de quatro dias: "Vou aumentar a dosagem dos corticóides de 5 mg/ao, para hoje de urgência 60 mg, e a partir de amanhã 40 mg/ao dia. E continuar com o Imuran de 50 mg, o Plaquinol de 400 mg e mais o antibiótico Norfloxacino de 500 mg de 12 em 12h. - prosseguindo o doutor. Minha nossa! Eis que começa minha quaresma, antes mesmo do carnaval...


      Fernanda Cavalcanti

      quarta-feira, 3 de março de 2010

      Prosseguindo então...

      Então, veio a realidade. Conviver com algo novo, inesperado... diferente. Sobretudo, no que diz respeito as restrições. "Que saco"! Um monte de "não pode isso", "não pode aquilo". Principalmente: "CUIDADO COM O SOL"...é o pior inimigo para as pessoas que tem lúpus". - diziam todos, especialmente os mais preocupados comigo. "Olha as lâmpadas fluorescentes. Procure evitá-las". Mas, fazer o que?! Quando se é jovem demais achamos que podemos tudo. E dasafiar o que as pessoas dizem então, é um prazer. E assim, prossegui. Tomando os remédios, indo sempre ao médico, fazendo os benditos exames regularmente... sem cuidado nenuhm em relação ao Sol (que pra mim era uma tremenda bobagem). Levando minha vida assim por dez anos. Ah! Entrei na UFPB e hoje sou formada em Pedagogia, ou melhor, já tenho até especialização, sou Psicopedagoga, ou quase, rsrsrsr... estou fazendo a monografia. E trabalho também. Sou professora de uma escola particular e estou aguardando ser chamada pela prefeitura de João Pessoa para ser professora do município. Isso se o prefeito Ricardo Coutinho que agora está macomunado com a corja dos "Cassistas" ,  assim o fizer e deixar de colocar seus apadrinhados no lugar daqueles que tem direito de fato, já que passaram no concurso. Bom,... política aqui agora não vem ao caso, deixemos a um outro momento. Foi só um desabafo de indignação e decepção. Vida louca, talvez, vinha eu cá levando. Muito Sol... sem poder, combinado a uma dose excessiva de strees (normal da vida moderna) e total falta de cuidado mesmo com a minha pessoa. Já que as pessoas que tem doenças autoimunes como lúpus, necessitam de um cuidado redobrado, pois o nosso sistema imulógico não apresenta grande resistência. Portanto, é cuidado de verdade! Coisa que eu não estava tendo. Bem, somando tudo isso, após dez anos, sem nenhum problema e nem sinal aparente, já me considerando "livre de tudo isso", eis que surge... outra crise.


      Fernanda Cavalcanti

      terça-feira, 2 de março de 2010

      Um pouco... do começo!

      Bom... vou começar a contar, então. Vida "normal": infância, adolescência com todo o vigor próprio a cada instante vivido. Talvez a mim um pouco mais intenso, no sentido de sempre querer mais. Talvez ultrapassar o que me era permitido, fizesse instintivamente parte de mim. Até que, quando tinha 18 anos, comecei a sentir os primeiros sintomas... 18 anos! Recordo que nesta idade estava com todas as perspectivas afloradas e aceleradas: terminando a escola tecnica, primeiro emprego (desfrutando do fato de começar a ter independência financeira) e descobrindo o prazer de sair pra onde bem quisesse. Gozando assim, de uma "liberdade" que era tão almejada. Foi aí, que veio. De maneira lenta a princípio: pequenas dores e inchaços em locais estratégicos, como nas juntas entre pés e tornozelos; entre os dedos das mãos; e entre as mãos e os pulsos. Até aí, norma! Dores de "cansaço". Muito movimento, quem sabe?! E os pés??? "Muito salto alto"! - Diziam todos. Contudo, logo em seguida, vieram as primeiras febres. Que saco! Justamente começaram no domingo que antecedia a segunda-feira que começaria em um novo emprego, que com certeza que ganharia melhor que o anterior. Mas, vieram. Intensificando dia-a-dia. De virose a meningite, inúmeras "doenças" foram cogitadas tanto por curiosos, como por médicos especialistas. Sem falar do dentiqueiro que na mesma época teimava em apresentar problemas. O jeito foi me subiter a uma cirurgia para tirá-lo em uma situação de total debilidade física em que me encontrava devido a misteriosa febre que dia-a-dia tirava minhas forças. A recuperação foi lenta e muito sofrida. Cada vez mais fraca, e assim se estenderam três longos meses, entre consultórios e exames dos mais diversos tipos (já não suportava mais ser furada). Passou meu aniversário de 19 anos, que me recordo que foi um dia que estava bastante esperançosa, entretanto não deixou de ser um dia que sentia inúmeras dores. E agora, já estava praticamente sem andar, com queda acentuada dos cabelos e manchas vermelhas nas maçãs dos rosto. Até que no último dia do mês de agosto, fui literalmente levada a um consultório médico nos braços. Chegando lá, de acordo com os exames já realizados e meu estado visivelmente clínico, tive finalmente o real diagnóstico do que tinha: LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO (LES). Coisa estranha, nunca tinha escutado se quer falar. Lá mesmo no consultório tomei as primeiras doses de corticóide, e fui levada para casa. Na mesma noite, fui capaz de me levantar sozinha para ir ao banheiro, coisa que a muito não fazia sem a ajuda de alguém. E daí em diante, teve início o tratamento a base de cortcóide e imunossupressores. Para mim tudo era novidade, mas que em nenhum momento pelo menos psicologicamente não me sentia abalada. Bem mais abalada fiquei, quando na mesma época perdi a minha avó...


      Fernanda Cavalcanti